Há um bom tempo várias pesquisas mostraram que as cascas de certos alimentos possuem uma grande utilidade na criação de materiais biodegradáveis. Além de diminuir o desperdício e o aumento do lixo, a opção acaba sendo uma boa alternativa pra ajudar o meio ambiente e também para nos livrarmos do uso de plásticos.

Giselle Mendoza é uma jovem estudante mexicana que recentemente venceu uma competição nacional por criar um bioplástico a partir de cascas de laranja.

A boa notícia disso é que a invenção de Giselle é 100% biodegradável, além do material ser flexível e transparente, sendo um ótimo substituto para o plástico como conhecemos.

“No Oceano Pacífico, há um grande acúmulo de lixo plástico, do tamanho da França. As previsões sugerem que até 2050 haverá mais resíduos de plástico no mar do que peixes. Associei isso a uma grande oportunidade, especialmente para o nosso país, a quinta maior produtora de laranjas do mundo”, disse Giselle Mendoza.

Ainda de acordo com a jovem, o México produz um volume médio anual de 4,5 milhões de toneladas de laranjas, mas entre 40 e 65% acabam desperdiçadas no lixo.

Agora, Giselle conseguiu fechar um acordo com os produtores para garantir que os restos de laranja sejam obtidos a um preço baixo por tonelada, transformando-os assim em material para o seu bioplástico.

Giselle explica que resolveu usar laranjas pelo seu alto teor de celulose, que pode até ser usado para fazer tecidos. O bom é que bioplástico criado por Giselle pode vir a substituir os recipientes de PET e, assim, reduzir a contaminação por resíduos de plástico no mundo.

E a melhor parte é que o plástico criado pela estudante se decompõe em apenas 90 dias e não deixa qualquer resquício que possa vir a prejudicar o meio ambiente.

Infelizmente, o produto ainda não está disponível para ser comercializado, mas desde 2018 a pesquisa é realizada pela startup GECO, fundada pela própria estudante.

Graças a pessoas como Giselle, que inventam soluções incríveis e não prejudiciais para os problemas do dia a dia, o mundo pode se tornar um lugar melhor, eventualmente.

Com informações Nation / Fotos: reprodução

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here