Cientistas criam filtro de ar capaz de eliminar covid em 99% : o mundo precisa disso

Cientistas norte-americanos conseguiram criar um filtro de ar que consegue matar 99,8% dos micro-organismos responsáveis pela Covid-19.

7A informação é mais uma boa notícia enquanto a vacina não vem, principalmente porque na última terça, 7, a OMS alertou que existe a possibilidade do novo coronavírus poder ser transmitido pelo ar, já que ele ficaria suspenso no ambiente por até três horas, tornando assim mais uma forma de transmissão do vírus.

O filtro, criado e desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, possui um tecido feito da espuma de níquel aquecida a 200°C por eletricidade.

“Este filtro pode ser útil em aeroportos e aviões, prédios de escritórios, escolas e cruzeiros para parar a disseminação da doença. Sua habilidade de controle pode ser muito interessante para a sociedade”, disse o professor Zhifeng Ren, responsável pela criação do filtro.

“Esta nova tecnologia de proteção do ar para ambientes internos de biodefesa oferece a primeira prevenção em linha contra a transmissão mediada pelo ambiente de SARS-CoV-2 no ar e estará na vanguarda das tecnologias disponíveis para combater a pandemia atual e quaisquer futuras ameaças biológicas no ar em ambientes internos”, declarou Faisal Cheema, da Faculdade de Medicina da UH, e coautor do projeto.

No artigo publicado na revista “Materials Today Physics”, os cientistas revelaram que os testes no Laboratório Nacional de Galveston mostraram que 99,8% do coronavírus SARS-CoV-2 foram mortos em uma única passagem pelo filtro.

Já em outro teste no laboratório administrado pelo Departamento Médico da Universidade do Texas, o filtro foi ainda mais eficiente, matando 99,9% dos esporos de bactérias.

Zhifeng Ren afirma que o uso de espuma de níquel era o indicado porque atendia a vários requisitos importantes, dentre eles: ser flexível e porosa, o que permite o fluxo de ar e também que a eletricamente seja condutora, o que permite o aquecimento do mesmo.

Uma variação do filtro, para uso individual, também está em desenvolvimento no momento e os planos é que o filtro possa ser um artigo a ser colocado em cima da mesa, por exemplo, protegendo quem está sentado.

Com informações Universidade de Houston



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui