Chineses descobrem material capaz de limpar 99,9% das bactérias na água contaminada

No início de julho deste ano, cientistas da Universidade de Yangzhou foram capazes de desenvolverem um sistema de água que usa luz solar e materiais 3D para purificar a água de 99,9999% das bactérias.

Com base em vários testes, o sistema desenvolvido por eles conseguiu purificar água potável suficiente para o consumo diário de quatro pessoas em menos de 30 minutos.

O sistema é econômico e funciona usando folhas de nitreto de carbono de grafite como fotocatalisador dentro de um recipiente de água. Quando as folhas são expostas à luz solar direta, elas liberam elétrons que se ligam ao oxigênio na água e criam compostos que limpam a água das bactérias num curto espaço de tempo.

Existem sistemas de purificação modernos que usam processos químicos semelhantes para destruir bactérias, mas todos os usam fotocatalisadores que deixam um mínimo de contaminantes químicos nocivos na água. Esses sistemas geralmente também levam mais de uma hora para purificar a mesma bolsa de 10 litros de água que o sistema da Universidade de Yangzhou conseguiu na metade do tempo.

asomadetodosafetos.com - Chineses descobrem material capaz de limpar 99,9% das bactérias na água contaminada

Os psesquisadores da universidade publicaram as suas descobertas na revista Chem.

“A taxa de desinfecção de primeira linha foi cinco vezes maior que a dos melhores fotocatalisadores sem metal, com apenas um décimo do consumo de catalisador”, disse o co-autor do artigo, o pesquisador Wang Chengyin.

A ideia dos cientistas agora é continuar o trabalho para implantar seu sistema em recipientes portáteis para beber, para que possam começar a ser implantados em áreas de risco ao redor do mundo.

“A futura aplicação da tecnologia de desinfecção fotocatalítica pode aliviar significativamente a escassez de água potável e a escassez global de energia”, disse Wang Da, principal pesquisador do publicado.

Com informações sciencenews.org



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui