Brasileira que recebeu primeiro a vacina de Oxford contra covid fala: “ato de amor”

Ela foi a 1ª brasileira a receber a vacina experimental de Oxford contra a Covid-19, que até o momento é considerada a mais avançada do mundo. Segundo ela, a oportunidade de estar entre as pessoas selecionadas para testar a vacina é “um ato de amor”.

Denise Abranches é cirurgiã dentista e coordenadora da Odontologia do Hospital São Paulo. Ela conta que aceitou ser voluntária para o teste na hora e que não teve medo algum de “testar” a vacina. Segundo ela, o seu gesto é um ator de amor que pode ajudar a população brasileira e também os profissionais de saúde que trabalham junto dela na linha de frente contra o novo coronavírus.

Denise também revelou que recebeu a aplicação da dose no último dia 23, mas não é possível saber se recebeu a vacina ativa contra a Covid-19 desenvolvida por Oxford ou um imunizante contra meningite, que está sendo aplicado no chamado grupo controle, como é orientado nesse tipo de teste.

Denise também disse que não apresentou nenhum efeito colateral até o momento.

Os testes da vacina que Denise recebeu estão sendo conduzidos em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Denise é uma das 2 mil pessoas saudáveis que receberão a dose teste no país, além de se encaixar no perfil indicado para ser voluntário: ser profissional de saúde com idades entre 18 e 55 anos e que estejam no combate à Covid-19 e ainda não foram infectados pelo novo coronavírus.

Agora, Denise aguarda ansiosa pra saber se a vacina desenvolverá a imunização esperada e vai acompanhar a evolução da resposta imunológica a partir do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), da Unifesp.

Com informações de O Globo e Fala Brasil
Foto: Denise Abranches – reprodução / Instagram



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui