Professor de Matemática faz sistema que leva e abastece sua aldeia com energia renovável

Foi na cidade de Bolodou, Guiné, aonde Ibrahima Tounkara foi dado como louco pelas pessoas da sua aldeia quando ele começou um audacioso projeto para construir uma pequena usina hidrelétrica.

No entanto, Ibrahima jamais desistiu. O seu objetivo firme: levar eletricidade para sua aldeia. Já prevendo que a utilização da energia solar seria a melhor alternativa, Ibrahima instalou placas e um pequeno estande para carregar os notebooks.

“Na cidade, eles me enganaram quando expliquei que queria construir uma represa hidrelétrica. Em março de 2016, comprei um smartphone para acessar a Internet e informei sobre a operação das barragens. Concluí minha pesquisa em dezembro de 2016 e iniciei as obras. Graças aos diagramas e vídeos, fiz uma pequena turbina conectada por uma polia a um dínamo que transforma energia mecânica em eletricidade”, explica Ibrahima com orgulho do resultado.

Depois, o jovem, que teve a a ajuda de um pedreiro local, construíram uma pequena barragem para canalizar a água e levá-la a uma turbina enquanto a mesma regulava o fluxo.

asomadetodosafetos.com - Professor de Matemática faz sistema que leva e abastece sua aldeia com energia renovável
reprodução

O humilde professor de matemática investiu todo seu dinheiro poupado (cerca de cinco mil dólares), seu tempo e sua imaginação, e agora graças ao seu incrível gesto, 90 casas da sua aldeia possuem eletricidade gerada por fonte energia renovável.

Os moradores pagam apenas 20 centavos pelo acesso à eletricidade. É muito mais barato para eles do que comprar uma bateria ou para comprar gasolina para lâmpadas de querosene. Com o dinheiro que recebe, ela paga um jovem que treinou para fazer exclusivamente a manutenção da barragem.

Ibrahima foi convidado por aldeias vizinhas para a construção de mais barragens, um trabalho que aceitou fazer com bastante entusiasmo, porque ajudar os outros é mais importante.

Com informações Nation



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui