Nova Zelândia celebra o fim de casos ativos de Covid no país: primeira-ministra até dança

É pra comemorar sim, e muito! Foi assim que a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou nesta segunda-feira, 8. O país está oficialmente sem novos casos de Covid-19.

A última pessoa posta em isolamento por conta do novo coronavírus teve alta, oficializando a informação.

“Não ter casos ativos pela primeira vez desde 28 de fevereiro é certamente um marco importante em nosso caminho, mas, como dissemos anteriormente, será essencial manter a vigilância contra a Covid-19”, disse Ashley Bloomfield, diretora-geral do Ministério da Saúde, através de um comunicado divulgado para a imprensa.

Enquanto isso, a primeira-ministra do país até dançou durante a coletiva.

“Eu contei pra minha filha Neve. Ela foi pega de surpresa, mas mesmo assim se juntou a mim, sem ter absolutamente nenhuma ideia do motivo pelo qual eu estava dançando pelo salão”, disse Arden.

Confira a declaração e o vídeo abaixo:

A primeira-ministra chamou a atenção da imprensa mundial e recebeu elogios inclusive da OMS pela abordagem eficiente e séria do governo em relação ao tratamento da situação de pandemia.

A Nova Zelândia começou um sério lockdown no dia 25 de março, ficando fechado por quatro semanas – exigindo que a maioria dos neozelandeses permanecesse em casa a maior parte do tempo.

Com uma população de cerca de cinco milhões de habitantes, o país registrou apenas 1.154 casos confirmados e teve 22 mortes.

Agora, os próximos passos do governo da Nova Zelândia incluem flexibilizar todas as restrições da Covid-19, exceto os controles nas fronteiras.

“Estamos prontos”, disse Ardern, acrescentando ainda que os neozelandeses “se uniram de maneira sem precedentes para esmagar o vírus”.

A partir da meia-noite desta segunda-feira, Ardern disse que todo cidadão do país estaria vivendo “onde a vida parece tão normal quanto possível, em tempos de uma pandemia global”.

Regras quanto ao distanciamento físico e limites sobre o número de pessoas reunidas não serão mais necessárias.

Nas redes sociais, os neozelandeses comemoraram:

“Eu sei que é uma segunda-feira e tudo, mas acho que posso estourar a garrafa de espumante hoje à noite e levar uma taça para todas as pessoas deste belo país. Ka pai Aotearoa”, escreveu James Shaw, Ministro das Mudanças Climáticas, usando uma frase maori que significa ‘bom trabalho, Nova Zelândia’.

“Além disso, lave as mãos…”, completou na mensagem.

Com informações The Guardian
Imagem de capa: Reprodução



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui