Conheça a cidade suíça em que cada habitante tem a sua própria horta nos fundos de casa

Les Avanchets fica em Genebra, na Suíça. A cidade é conhecida como o lugar dos sonhos para todos os jardineiros urbanos, de acordo com o fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, já que quase todas as casas têm pelo menos uma horta onde são cultivados os próprios alimentos dos cidadãos.

Lá, o hábito de trocar alimentos orgânicos com os vizinhos é bastante comum, o que amplia as possibilidades de uma alimentação saudável entre eles e ainda promove uma melhor integração social.

Segundo Arthus, esse costume é um legado que vem desde a Primeira Guerra Mundial. Após os conflitos, ainda no século XX, o governo suíço e outros países da Europa deram ao povo lotes de terra para que eles pudessem construir suas vidas a necessidade de importar tantos produtos externos e foi que assim a chamada agricultura urbana da cidade.

Mas isso não é tudo: a cidade também conta com métodos agrícolas sustentáveis; as crianças são ensinadas desde a cultivar suas próprias frutas ou vegetais e, ao mesmo tempo, métodos antigos e tradicionais também são passados de geração em geração, misturando-se aos novos para alcançar um sistema sustentável e que resulte em uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes.

Essas hortas urbanas, por sua vez, geram atitudes comportamentos incríveis e duradores, tais como a prática da solidariedade e amizade, além de promover a troca com os vizinhos e fazer com que a economia local esteja sempre em circulação.

asomadetodosafetos.com - Conheça a cidade suíça em que cada habitante tem a sua própria horta nos fundos de casa

Atualmente, a agricultura urbana está no auge em várias partes do mundo, tendo como principais locais as cidades industriais que tiveram início no começo do século XIX.

Países como Grã-Bretanha, Alemanha e França foram forçados a fornecer terras para seus trabalhadores para atender às suas necessidades e melhorar as condições de vida nos bairros da classe trabalhadora.

Logo surgiram pomares londrinos em áreas carentes durante efervescência industrial, por exemplo, estes, acabaram servindo para o fornecimento de apoio, saúde e estabilidade social das pessoas de lá.

O que você acha desse tipo de prática? Gostaria de ter uma horta em sua casa?

Com informações Nation



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui