Sem dúvida e não é segredo pra ninguém, que um dos maiores problemas da cidades brasileiras no que diz respeito à sua manutenção são os precários sistemas de saneamento básico para o caso de grandes chuvas. O escoamento em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo por exemplo, causa imensos estragos.

A vazão da água não é feita da forma apropriada, não só pela quantidade de chuva, mas também por causa do lixo descartado em locais errados e também pelo sistema de esgoto frágil. Essa soma de fatores quase que sempre acaba entupindo a maioria dos bueiros, provocando alagamentos e a destruição de ruas, casas e lojas.

Mas Tiago dos Santos, morador de Blumenau, Santa Catarina, desenvolveu uma tecnologia incrível de tão maravilhosa que é capaz de filtrar o lixo levado pela água da chuva até a rede de esgoto, evitando assim o entupimento dos bueiros.

Essa era uma questão que já o incomodava profundamente toda vez que chovia em sua cidade. Tiago trabalha e é sócio em uma empresa de moldes.

reprodução

Próximo da sua empresa, toda vez que chovia forte, o bueiro da rua entupia e alagava a rua e outras lojas próximas.

De modo a mudar de vez esse problema, Tiago buscou alternativas e logo descobriu que um modelo semelhante ao que imaginou já estava até sendo feito fora do Brasil.

É um sistema bastante simples, mas que até então ninguém tinha pensado ou tido interesse: um equipamento que funciona como um filtro deixa a água passar, porém retém todos os objetos sólidos, inclusive os menores. Desta forma, o lixo fica, enquanto a água é totalmente escoada pelos bueiros sem maiores problemas.

reprodução

O catarinense conseguiu tirar o projeto do papel, instalando como exemplo o primeiro bueiro com filtro na rua da sua empresa.

Tiago também deixou um bilhete próximo ao bueiro com uma frase que define bem o propósito do filtro: “A água passa, o lixo fica e o rio agradece”. Mas é claro que o bilhete também tem a intenção de conscientizar as pessoas que passam pela rua que não descartam o lixo nesses locais, evitando assim um acúmulo que só prejudica todo mundo que faz parte do local.

Fonte: Revista PEGN

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here