Vacina criada na Universidade de Oxford contra covid “não será cara”, garante pesquisador

O Instituto Jenner, agregado da Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgou recentemente que foi capaz de criar uma vacina contra o novo coronavírus. A vacina, que atualmente passa por testes em humanos, será comercializada por um preço acessível para o mundo inteiro quando for aprovada.

Pelo menos essa é a garantia dada pelo professor Adrian Hill, diretor do Instituto. Hill explicou o porquê do preço acessível:

A produção da vacina acontecerá em sete locais diferentes espalhados pelo planeta, visando justamente alcançar esse preço de baixo custo: “Esse sempre foi o nosso plano”, disse o cientista em entrevista à Reuters.

Os pesquisadores do Instituto Jenner trabalham em parceira com o conglomerado farmacêutico AstraZeneca.

A expectativa dos pesquisadores é de quase 1 milhão de doses do método de imunização da vacina estejam disponíveis até setembro, contando com a aprovação é pelos órgão de saúde responsáveis, claro.

A vacina ChAdOx, como é conhecida, é uma combinação de proteínas do covid-19 com uma versão mais fraca do vírus de um resfriado comum.

No momento, cerca de mil voluntários participam dos testes em Oxford.

Os pesquisadores esperam cumprir essa fase de testes até agosto, para assim apresentarem resultados que ajudem a obter a certificação de que a vacina poderá ser desenvolvida e comercializada.

Nos testes realizados em primatas anteriormente, os resultados foram positivos com uma única dose da vacina. Eles desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus em um prazo de até quatro semanas, sendo que alguns deles conseguiram esse feito já nas duas primeiras semanas.

Lembrando que a Universidade de Oxford é tem um dos mais conceituados centros de pequisa do mundo e está dentro de uma seleta lista daqueles que podem estar próximos de uma vacina real contra o covid-19. Então, vamos cruzar os dedos e esperar pelo melhor.

Com informações do site Estadão / Reuters
Foto: ThisEngineeringraeng / Unsplash



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui