Em tempos de quarentena, Dalai Lama pede compaixão e não só oração

Dalai Lama é considerado uma das figuras mais importantes do mundo, quer você seja espírita ou não. Ainda assim, as suas palavras alcançam pessoas de várias religiões sempre que são ditas e o líder tibetano teve o que dizer sobre esses tempos de quarentena, de isolamento social.

Em uma entrevista para a revista Time, Dalai pediu principalmente que as pessoas tenham mais compaixão e que só orar não é suficiente para atravessarmos um momento tão delicado. A compaixão deve vencer a raiva, o pânico e a ganância.

O texto concedido pra revista teve o expressivo título “a oração não é o suficiente”, onde líder budista sugere como devemos nos tratar e também quem está ao nosso redor. Confira na íntegra o texto abaixo:

“Às vezes, amigos me pedem para ajudar com algum problema no mundo, usando alguns “poderes mágicos”.

Eu sempre digo a eles que o Dalai Lama não tem poderes mágicos. Se o fizesse, não sentiria dor nas pernas, ou dor de garganta.

Somos todos iguais enquanto seres humanos e experimentamos os mesmos medos, esperanças e as mesmas incertezas.

Da perspectiva budista, todo ser senciente está familiarizado com o sofrimento e as verdades da dor, velhice e morte.

Mas, como seres humanos, temos a capacidade de usar nossa mente para vencer a raiva, o pânico e a ganância.

Nos últimos anos, tenho enfatizado o “desarmamento emocional”: tentar ver as coisas de forma realista e clara, sem a confusão de medo ou raiva.

Se um problema tem uma solução, precisamos trabalhar para encontrá-la; caso contrário, não precisamos perder tempo pensando nisso.

Nós, budistas, acreditamos que o mundo inteiro é interdependente.

É por isso que falo frequentemente sobre a responsabilidade universal.

O surto deste terrível coronavírus mostrou que, o que acontece com uma pessoa pode em breve afetar todos os outros seres.

Mas também nos lembra que um ato compassivo, ou construtivo – seja trabalhando em hospitais ou apenas observando o distanciamento social – tem o potencial de ajudar a muitos.

Desde que surgiram notícias sobre o coronavírus em Wuhan, tenho orado por meus irmãos e irmãs na China – e em todos outros lugares. Agora podemos ver que ninguém está imune a esse vírus.

Todos estamos preocupados com os entes queridos e com o futuro, tanto da economia global quanto de nossas próprias casas.

Mas a oração não é suficiente.

Esta crise mostra que todos devemos assumir a responsabilidade sempre que possível.

Devemos combinar a coragem, que médicos e enfermeiros estão demonstrando com a ciência empírica, para começar a mudar essa situação e proteger nosso futuro de mais ameaças desse tipo.

Neste momento de medo, é importante pensarmos nos desafios a longo prazo – e nas possibilidades – de todo o globo.

Fotografias do planeta a partir do espaço mostram claramente que não existem fronteiras reais em nosso planeta azul. Portanto, todos nós devemos cuidar disso e trabalhar para evitar as mudanças climáticas e outras forças destrutivas.

Essa pandemia serve como um aviso de que somente reunindo uma resposta global e coordenada é que vamos encontrar a magnitude sem precedentes dos desafios que enfrentamos.

Também devemos lembrar que ninguém está livre do sofrimento e estender nossas mãos a outras pessoas que não possuem lares, recursos, ou família para protegê-las.

Essa crise nos mostra que não estamos separados uns dos outros – mesmo vivendo nossa vida individual.

Portanto, todos temos a responsabilidade de exercer compaixão e ajuda.

Como budista, acredito no princípio da impermanência.

Eventualmente, esse vírus passará, como já vi guerras e outras ameaças terríveis em minha vida, e teremos a oportunidade de reconstruir nossa comunidade global, como fizemos muitas vezes antes.

Sinceramente, espero que todos possam permanecer seguros e calmos.

Neste momento de incerteza, é importante que não percam a esperança e a confiança nos esforços construtivos que muitos estão fazendo.”

Dalai Lama.

Além da revista, o artigo também entrou na página oficial de Dalai Lama e está percorrendo o mundo.

Com informações Time



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui