Cientistas descobrem uma super Terra com água e bem próxima da nossa

O planeta que está a cerca de 110 anos-luz da nossa Terra é o primeiro considerado pelos cientistas como sendo potencialmente habitável fora do nosso sistema solar.

O vapor de água foi descoberto no planeta que foi apelidado de “super Terra” e parece ter duas vezes o tamanho da nossa Terra, com oito vezes sua massa.

O K2-18b (nome científico dado ao planeta) também possui uma atmosfera e a faixa de temperatura ideal para a existência e sobrevivência de seres vivos. As informações são de acordo com cientistas da University College London.

Além disso, também foi descoberto que o planeta está mais próximo de sua estrela do que a Terra do Sol, o que significa que anos na super Terra seriam mais curtos, já que sua órbita seria completada em 33 dias, enquanto o nosso dura 365 dias.

O exoplaneta foi avistado pela primeira vez através de uma sonda Kepler em 2015, mas a análise dos dados é demorada e portanto só agora os detalhes puderam ser revelados.

A equipe de cientistas que trabalha na descoberta conseguiu determinar apenas fatores básicos da planeta, como a sua distância, a massa e a temperatura da superfície.

Apesar do K2-18b está muito longe para os astrônomos conseguirem enxergá-lo, é possível observar como a Luz das Estrelas penetra na atmosfera do planeta enquanto passa em torno de seu próprio sol chamado que foi chamado de K2-18.

“É o único planeta fora do nosso sistema solar que sabemos que tem a temperatura certa, uma atmosfera e água”, disse o Dr. Angelos Tsiaras, autor do estudo dessa incrível descoberta.

Apesar de ainda ser um mistério, os pesquisadores prometeram continuar monitorando o planeta para confirmar as teorias de que ele é capaz de abrigar e sustentar vida à longo prazo.

Os cientistas passaram mais de um ano trabalhando nessa descoberta antes de publicá-la na revista Nature Astronomy, e ainda disseram que não acreditam que o K2-18b seja o único planeta do gênero a ser desvendado.

Eles esperam o avanço da tecnologia, como o Telescópio Espacial James Webb, que será lançado em março do ano que vem, possa ajudar na leitura de mais segredos além do nosso sistema solar.

Com informações Nation



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

19 COMENTÁRIOS

    • Antes de qualquer coisa deveriamos criar uma plataforma de diretrizes pra lidar com os novos mundos a serem explorados, asim como criar procedimentos para tentar n interferir diretamente nas possiveis formas de vida locais e bla bla bla…mas acho dificil no inicio da exploração esse tipo de consciência tb

  1. Loucura loucura, uma informação interplanetária e o cara vem vomitar o seu ódio no Bolsonaro, é muita falta do que fazer kkkkkkkkkkk, vou te falar que vai ter o Mito até 2022, e depois o Mito 2 Sérgio Moro e depois o retorno do Mito kkkkkkk

  2. 110 anos luz, seria perto?
    8x a massa = 8x a gravidade. A adaptação não seria terrível?
    Se ele é 4 vezes mais denso que materiais encontraríamos lá?
    Seria rico em metais pesados? Talvez até radioativos?
    33 dias o anos? De duas uma ou ele está no limite da zona habitável ou ele translada de forma muito veloz.
    Se for veloz demais, como isso nos afetaria? Isso me faz pensar num questionamento interessante:
    Como a velocidade interfere no tecido do tempo-espaço fazendo o tempo desacelerar e a gravidade 8x maior também desacelera o tempo, seria o ano mais curto mesmo?

  3. Foi aqui na Terra que Cristo derrotou Satanás na cruz, e é aqui para a Terra que Cristo retornará a fim de destruir Satanás. É na Terra que Cristo vai reinar por 1000 anos; é para a nova Terra que a Jerusalém celestial descerá (Ap 21.1-2), e dela Cristo reinará sobre o novo Universo por toda a eternidade. Não existe nenhuma outra civilização planetária. As hábeis mentiras de Satanás têm um único propósito: desviar o homem da verdade de Deus que por si só o libertará do pecado e do eu (Jo 8.31-32). Nós, crentes em nosso senhor Jesus Cristo, precisamos ter uma resposta bíblica para nossos queridos, de forma a libertá-los das sedutoras mentiras satânicas, onde quer que elas estejam. Sejamos bereanos. Conheçamos as Escrituras. Declaremos a verdade de Deus com ousadia e vivamo-la de forma consistente. (Dave Hunt – TBC 4/95 – Chamada.com.br)  

  4. CONCORDO COM O ANDERSON TUDO QUE ELE DIZ E O QUE VAI ACONTECER QUANDO JESUS E OS 144.0000 MIL ESCOLHIDO NA TERRA PRA GOVERNA NOSSA TERRA É ISSO

  5. Opa legal! Vamos pegar o NASÃO das 11:00 e vamo todo mundo pra lá! rsrsr ( Só uma observação, o homem consegue monitorar milhares de astros, estrelas, sois, buracos negros, exoplanetas a TRILHÕES DE ANOS LUZ daqui da Terra, mas não conseguem observar a desvendar os mistérios da nossa Lua. E não conseguem nem enviar uma sonda para Lua. Engraçado isso né?

  6. EU MUDARIA PRA LÁ PORQUE JÁ VI MUITAS COISAS NOS MEUS 57 ANOS E ESTOU PRONTO PORQUE VI UM HOMEM PRATICAMENTE ZOZINHO(Jair Messias Bolsonaro) DERROTAR A MAIOR QUADRILHA DE TODOS OS TEMPOS, EXISTENTE NO BRASIL, CHAMADA PT e O MAIOR LADRÃO DA HISTÓRIA: LULA LARÁPÍO LADRÃO…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui