Trabalhar a semana inteira? Empresa no Brasil é a 1ª a funcionar com 4 dias úteis

A Zee.Dog é a primeira empresa no Brasil e na América Latina a testar o esquema de apenas 4 dias úteis de trabalho na semana, copiando a receita da Microsoft sediada no Japão – que comprovou com bons números, o aumento da produtividade dos seus funcionários após essa iniciativa.

A empresa começou a testar esse sistema que deu tão certo no Japão. Mas a tão sonhada folga não é na sexta pro fim de semana ser maior, mas sim na quarta, pra dar aquela quebrada sem perder o fôlego.

Na Microsoft do Japão, a redução de um dia inteiro de trabalho resultou num aumento de 40% no faturamento por funcionário, na comparação mensal com o ano anterior.

A expectativa é que Zee.Dog caminhe na mesma direção.

Faturando R$ 100 milhões em 2019, a Zee.Dog teve uma média de crescimento de 54% ao ano desde que foi fundada em 2002 por Thadeu Diz, Felipe Diz e Rodrigo Monteiro.

“Começamos a pesquisar formas de equilibrar a balança entre produtividade e qualidade de vida”, disse Rodrigo Monteiro.

Os donos da empresa decidiram eliminar as quartas-feiras para quase todos da equipe que trabalham em lojas e nas entrega de produtos – mantendo o cinco dias úteis para as funções que realmente não tem como pararem, especialmente com os funcionários que lidam com o varejo.

O projeto chama-se #noworkwednesday.

“É um teste inicial para podermos medir o desempenho no primeiro mês. Queremos criar um ambiente onde todo mundo se ajuda e se estimula para ter mais produtividade”, acrescentou Monteiro.

Rodrigo Monteiro acha de suma importância que os funcionários possa ter a autonomia para administrar o próprio tempo e também não pretende ficar cobrando deles como estão dividindo e aplicando os seus respectivos trabalhos nos 4 dias úteis restantes. A medição dos resultados será de acordo com a entrega cada time com os seus projetos.

“Nossa preocupação é a mesma do que a expectativa: se der certo, comprova uma teoria incrível de que podemos ser mais produtivos em 4 dias. Se não der certo, a flexibilidade trará um aprendizado para melhoramos a produção”, concluiu Monteiro.

Mas no Brasil, país de vários feriados, uma coisa precisou ser adaptada. No caso de alguma semana cair feriado na quarta, o dia de trabalho será normal pra todo mundo, porque daí já seria boa vida demais, né? Mas só essa melhora. Que mais empresas testem isso também!

Com informações Exame



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui