Aprendendo a ser guiado pelo amor
Sathya Sai Baba. Photo: Guy Veloso (www.guyveloso.com). India, 1996.

Leia com bastante atenção essas palavras do grande Sai Baba…

“Há apenas uma lei guiando e guardando esse mundo – a Lei do Amor… Verdade, paz, reta conduta e não-violência não existem isoladamente. São essencialmente dependentes do amor. Quando o amor está associado ao pensamento, se torna verdade. Quando motiva as atividades, se torna retidão. Quando os sentimentos estão saturados de amor, o coração se plenifica de paz. Quando você permite que o amor guie seu entendimento e raciocínio, então, sua inteligência fica saturada de não-violência.”

Sai Baba

***********

Isso é ser guiado pelo amor! É estar na verdade, na paz, na reta conduta e na não-violência.

Ele leva o amor primeiro ao PENSAMENTO. Elevando nossos pensamentos para a vibração do amor incondicional, o amor cósmico ensinado pelos grandes mestres, nossa mente se torna iluminada e sábia.

Depois ele leva para as ATITUDES. E logicamente inclui também nossas palavras. Lembra o conhecido ditado? “A boca fala do que o coração está cheio…”. Ele é muito verdadeiro. Primeiro vem os pensamentos, que estão conectados com o nosso coração. Uma mente pura associada a um coração puro jamais pronunciará palavras que irão difamar os semelhantes, humilhar, derrubar, desmotivar e por aí vai.

As atitudes dos que amam são muito cautelosas, são saturadas de cuidado e respeito com os semelhantes. Pois quem aprende a amar verdadeiramente, enxerga os outros como espelhos de si mesmo e vê nos outros a imagem e semelhança de Deus. Desta forma, você se torna um ser humano reto, com uma ética inabalável.

Em seguida, ele leva para o nível dos SENTIMENTOS, que estão completamente conectados ao nosso coração. Um coração cheio de amor se torna uma fonte inesgotável de paz. Lembre o mestre Jesus Cristo, ele irradiava paz por onde estivesse, podia estar entre os cobradores de impostos, entre os feirantes, e todos sentiam sua paz profunda, porque dentro do seu coração só havia espaço para amor, um amor incondicional.

E por fim, ele fala sobre o ENTENDIMENTO, que é a nossa capacidade de escolher o que achamos melhor para nós. Deus nos deu o livre arbítrio para isso, para escolhermos a luz ou as trevas. Quem tem um coração, uma mente, as atitudes e os sentimentos voltados para o amor, isso automaticamente se refletirá nas ESCOLHAS, todas elas serão frutos do amor.

Quem foi um exemplo vivo de tudo isso que estou colocando aqui? O querido Mahatma Gandhi, um homem de incrível inteligência e sabedoria, com um verdadeiro poder para influenciar pessoas e grandes multidões. Ele era só amor, e todas as suas atitudes exalavam paz.

Só com a mobilização através da NÃO VIOLÊNCIA pelo seu princípio filosófico do Satyagraha, ele conquistou, junto com milhares de indianos, a independência da Índia do governo inglês.

Esse homem incrível tem muito a nos ensinar, principalmente sobre a NÃO VIOLÊNCIA, que continua até hoje, sendo princípio para milhares de pessoas no mundo todo.

Portanto! Busque esse amor mais profundo. Ele só pode ser acessado pelo autoconhecimento, pelo mergulho dentro de você mesmo. Com coragem para enfrentar as sombras, que são provenientes do ego.

Reflita sobre isso e passe a ser guiado pelo amor…



LIVRO NOVO



Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui