7 passos para um relacionamento saudável e duradouro

Bodas de algodão, bodas de porcelana, bodas de prata, bodas de ouro… Cada ano que passa, soma-se mais alguma. Quando paramos para pensar, acontece a comum face de espanto: caraca! Cinquenta anos com a mesma pessoa!!!

Acredito que, atualmente, está cada vez mais comum encontrar pessoas pasmas ao esbarrar em casais que estão há anos luz juntos, bem como, está cada vez mais raro encontrar tais casais. Confesso que sou dessas que, assim como a grande maioria, fica espantada ao ver casais idosos completando anos e anos e anos de companheirismo, paciência e amor. Porém, como filha de pais bem casados, também carrego comigo esse sonho infantil de felizes para sempre.

E calma! Ao contrário do que narram os contos de fadas, o tal do “felizes para sempre” não é um mar de rosas, mas é possível. Hoje em dia falta maturidade para os novos relacionamentos perdurarem tanto quanto os velhos. Quer ter um relacionamento saudável, feliz e duradouro? Veja abaixo algumas dicas que aprendi por observar (atentamente) meus pais e, sobretudo, por vivenciar.

VOCÊS NÃO SÃO A MESMA PESSOA, PORTANTO, SEJEM MENAS

Dê espaço. E se permita ter espaço também. É saudável dar espaço para o parceiro fazer as coisas com os amigos, bem como é deliberadamente agradável poder curtir seus amigos de vez em quando, sem levar o parceiro para tudo. Quando o relacionamento já está no status dividindo o mesmo teto, é comum e benéfico que um esteja assistindo televisão na sala, enquanto o outro está lendo um livro no quarto. Façam coisas independentes e preservem a independência de vocês. Estar, ser e fazer a mesma coisa, ao mesmo tempo, pode acabar anulando algum lado deste relacionamento. Todos somos seres únicos e independentes – não tente mudar isso.

ENTENDA QUE ESTAR NUM RELACIONAMENTO NÃO É, OBRIGATORIAMENTE, NAVEGAR NUM MAR DE ROSAS

Não pense você que vai juntar os trapinhos e brincar de casinha a vida inteira. Numa hora as coisas vão se complicar e o caos vai se instalar. Não vai rolar sexo todo dia, não vai ter surpresa-amorzinho-mimozinho todo dia, não haverá frio na barriga com frequência. Estar num relacionamento é aprender a conviver com a rotina – e saber tirar melhor proveito dela.

SAIBA CEDER

Se cada uma das pontas do casal se firmar em dizer que é o correto sempre, o relacionamento não vai para frente. Um relacionamento maduro não é um cabo de guerra, mas sim uma gangorra. Num dia um está por cima, n’outro está por baixo. Simples assim. Mantenha seu relacionamento em constante equilíbrio: é preciso aprender a ceder, a recolher as armas, a dar um passo para trás e, sobretudo, reconhecer um excesso, um extremismo, um erro e pedir desculpas. Vai ter tempestade sim e se você não se dispuser a arregaçar as mangas pra passar por elas, nem embarque nessa.

PRATIQUE PACIÊNCIA. ELA É TÃO IMPORTANTE QUANTO O AMOR

Muita paciência. Dividir o mesmo teto com outra pessoa completamente diferente de nós requer paciência. São criações, gênios, experiências de vida, manias, defeitos e valores diferentes. Independente do quanto vocês tenham em comum, acredite, as pequenas diferenças pesam muito quando dividimos contas, obrigações, casa, etc. É preciso respirar fundo e contar até dez várias vezes ao dia para não sair gritando que nem louco pela casa.

RESPEITE

Não tem nada mais chato do que não ser respeitado. E, entenda, respeito cabe e é essencial em qualquer âmbito. Respeite os espaços, o mau humor, o stress, as manias, os defeitos, tudo. Limites existem. No corpo, nos pensamentos, no humor, no trato, nas palavras. As pessoas são diferentes e é preciso respeitar essas diferenças.

CONFIE

Não é pra fingir e fica alimentando caraminholas na cabeça. Confie mesmo. Um relacionamento sem confiança é como um muro de tijolos sem cimento. Fica em pé e pode até ser bonito, mas não é seguro. Não fica firme. Não dura e não tem como construir nada a partir dele. Se você for uma pessoa insegura, aprenda a controlar a sua insegurança. Entenda que ninguém fica com outra pessoa se não quiser, portanto, foque que se ele(a) está contigo, é porque quer estar. Não caia na tentação de olhar celular, mensagens, Facebook, e-mails… Nós não estamos no enredo das conversas e qualquer vírgula pode ser interpretada de forma errada, transformando o relacionamento em tempestades . O simples fato de você desconfiar, destrói a confiança que o parceiro tem em você e, convenhamos, não há nada mais chato do que estar com alguém – estar de verdade, de pele e alma – e a pessoa ficar desconfiando de tudo o tempo todo.

SEJA VOCÊ, SEMPRE!

Para manter um relacionamento é necessário esquecer e abandonar as máscaras. Seja você, por inteiro (e esteja neste relacionamento por inteiro). Você não é uma boneca que precisa se ajustar às vontades do(a) parceiro(a). Não mude seu jeito de ser e vestir, não mude seu jeito de falar e agir. Não mude, ponto. Num relacionamento é preciso que as pessoas se gostem, simplesmente, por serem como são. E somos humanos, sobretudo. Não caia nos contos de revistas e não mude por ninguém. Você não precisa ser e estar perfeita o tempo todo. E está tudo bem, está tudo bem mesmo! Para finalizar deixo um clichê enorme, mas verdadeiro: SE AME, em primeiro lugar. Esteja em sintonia com a pessoa que você enxerga no espelho, sinta-se a pessoa mais incrível do mundo, porque quando estamos bem conosco, estamos bem com tudo. E, consequentemente, mantemos um relacionamento em êxtase.

Photo by Esther Ann on Unsplash



LIVRO NOVO



Engenheira, blogueira, escritora e romântica incorrigível. É geminiana, exagerada e curiosa. Sonha abraçar o mundo e se espalhar por aí. Nascida e crescida no litoral catarinense, não nega a paixão pela praia, pelo sol e frutos do mar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui