Startup investe em máquina que enche recipientes de detergentes para evitar desperdício

Mais uma ótima iniciativa para proteger e ajudar o meio ambiente: o objetivo aqui é reduzir o descarte de recipientes de plásticos preenchendo o granel já utilizado pela pessoa.

No bairro de Las Condes, em Santiago no Chile, contêineres de sabão líquido não são mais descartados no lixo: eles agora podem ser recarregados e reutilizados.

No bairro, a iniciativa foi patrocinada pela Startup chilena Algramo, visando o conceito de economia circular.

asomadetodosafetos.com - Startup investe em máquina que enche recipientes de detergentes para evitar desperdício

Apesar da (ainda) baixa escala da iniciativa (que é baseada apenas na “recarga” de sabão e detergente), a ideia da Startup é expandir assim que possível os negócios e oferecer mais serviços ainda este ano no país. Grandes marcas como a Omo e Quix já estão dentro do projeto.

A recarga é feita em um triciclo elétrico. O consumidor pode receber o produto em casa de graça ou levar o seu granel de embalagem plástico a um posto de gasolina presente nos nos supermercados. Mais uma vez a tecnologia ajudando o meio ambiente.

asomadetodosafetos.com - Startup investe em máquina que enche recipientes de detergentes para evitar desperdício

O cliente compra o pacote apenas uma vez, no ato da primeira compra do detergente, que inclusive também é comercializado pela própria Startup.

Diferentemente das embalagens comuns, esta em particular possui uma tecnologia semelhante a RFID, ou seja, capaz de identificar, rastrear e gerenciar os seus produtos.

Quando o cliente enche a embalagem, seguindo o princípio da economia circular, ele recebe uma recompensa em pesos (moeda local chilena) que pode ser usada para pagar para uma nova recarga futura ou ainda ficar com opção de acumular para fazer outras compras.

Outro ponto positivo da iniciativa é que ele ajuda a reduzir o desperdício, permitindo a compra de quantidades exatas de qualquer produto, o que pode ser eficiente e econômico para famílias pequenas.

Embora por enquanto haja apenas produtos de limpeza disponíveis, a Startup planeja vender alimentos para cães e gatos em breve.

Essas coisas precisam se espalhar pelo mundo. Imagina algo assim no Brasil? Iria ajudar tanta gente.

Com informações Nation



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui