Ciência confirma que o estresse é a causa dos cabelos grisalhos. Como ter calma nesse mundo?

Segundo a ciência, isso acontece porque o sistema nervoso causa danos às células-tronco que regeneram os cabelos. Sua avó sempre teve razão quando dizia que o tempo ia mostrar pra gente é preciso “calma”.

Às vezes pensamos que cabelos grisalhos são fios prateados que saem de nossas cabeças devido à idade, mas esse nem sempre é esse o caso. Certamente, em algum momento, você já ouviu alguma uma mãe dizer ao filho que “ele tem cabelos grisalhos”, pra logo depois culpar o estresse de criar uma criança pelos efeitos nos seus cabelos.

A verdade é que foi descoberto que sim, o estresse é uma das causas do surgimento dos cabelos grisalhos.

Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, quando seu sistema nervoso é perturbado, isso causa danos permanentes às células-tronco. Logo depois o sistema nervoso ataca os folículos capilares, diminuindo a produção de melanina.

“Queríamos entender se essa conexão é verdadeira e, em caso afirmativo, como o estresse leva a alterações em vários tecidos. A pigmentação capilar é um sistema tão acessível e gerenciável, e além disso, ficamos muito curiosos para ver se o estresse realmente leva a cabelos grisalhos.” -Ya-Chieh Hsu, professor associado de células-tronco da universidade.

A resposta para o estudo é positiva e, portanto, as recomendações para uma vida mais controlada, com mais paciência e calma. As pessoas devem encontrar maneiras mais inteligentes de lidar com os problemas, de modo que não coloquem as próprias células em risco degenerativo.

asomadetodosafetos.com - Ciência confirma que o estresse é a causa dos cabelos grisalhos. Como ter calma nesse mundo?
Getty Images

Todo mundo tem suas próprias experiências sobre o que o estresse pode fazer com o corpo; mas se existe um consenso é que nada disso é positivo.

Da perda de cabelo à diminuição da pigmentação, são apenas algumas das condições mais visíveis. Isso não significa que não precisamos levar em consideração outras possíveis condições mais graves, derrames, ataques cardíacos, entre outras.

Através desses resultados, os pesquisadores não apenas encontraram um problema que muitos de nós já desconfiávamos, mas também agora sabemos existir a possibilidade de desenvolver um tratamento que, além de evitar cabelos grisalhos, possa reduzir os níveis de estresse no corpo.

No tipo de mundo em que vivemos agora, será um avanço, porque hoje em dia tudo está muito inquieto e manter o controle é cada vez mais difícil.

Com informações UPSOCL



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui