Árvore frutífera da época romana revive graças a sementes de 2.000 anos

Os cientistas conseguiram esse feito cultivando plantas a partir de sementes de tamareira que estavam entre ruínas e cavernas no sul de Israel.

Esse feito notável pra história da ciência e da natureza confirma a viabilidade a longo prazo dos grãos, uma vez instalados nas datas propícias da Judeia, uma variedade de frutas que foram perdidas durante séculos.

A partir desses brotos de tamareiras, os cientistas começaram a descobrir os segredos das práticas de cultivo altamente sofisticadas que produzidas na época por nomes como Heródoto, Galeno e Plínio, o Velho.

“O presente estudo lança luz sobre as origens da palmeira da Judeia, que sugere que seu cultivo, que se beneficiou de populações orientais e ocidentais geneticamente distintas, surgiu de variedades orientais locais ou introduzidas, que foram cruzadas com variedades ocidentais”, escreveram os pesquisadores em artigo publicado.

asomadetodosafetos.com - Árvore frutífera da época romana revive graças a sementes de 2.000 anos

“Essas descobertas são consistentes com a localização da Judeia entre as áreas de diversificação de tamareiras de leste a oeste, os antigos centros de cultivo de tamareiras e o impacto das rotas de dispersão humana nessa encruzilhada de continentes”.

Encontradas em uma antiga fortaleza do palácio construída pelo rei Herodes, o Grande, e em cavernas localizadas no sul de Israel, entre as colinas da Judeia e o Mar Morto, os arqueólogos recuperaram centenas de sementes da tamareira.

Eles selecionaram 34 sementes que consideravam as mais viáveis para serem cultivadas hoje em dia. Uma foi separada para controle[, enquanto as outra 33 restantes foram embebidos cuidadosamente em água e fertilizante para estimular a germinação.

Após esse processo, foi descoberto que mais uma semente foi danificada e posteriormente acabou sendo descartada; As 32 sementes restantes foram plantadas.

asomadetodosafetos.com - Árvore frutífera da época romana revive graças a sementes de 2.000 anos

Destas, seis das sementes germinaram com absoluto sucesso. Elas receberam os nomes de Jonas, Uriel, Boaz, Judite, Ana e Adão. (Uma tentativa anterior de Sallon e seus colegas publicada em 2008 produziu uma única prole; e foi chamada Matusalém).

Com as plantas em mãos, os cientistas agora podem realizar testes e análises que eles não puderam realizar antes.

Primeiro, eles coletaram fragmentos das cascas das sementes que ainda se agarravam às raízes das plantas. Elas eram perfeitas para a datação por radiocarbono, o que confirmou que as sementes datam de 1800 a 2400 anos atrás. Muitos anos, né?

Em seguida, os pesquisadores utilizaram as sementes para realizarem análises genéticas das próprias plantas, comparando-as com um banco de dados genético das palmeiras atuais. Isso mostrou trocas de material genético das palmas das mãos do leste do Oriente Médio e das palmas do oeste do norte da África.

Isso sugere práticas agrícolas sofisticadas na época: reprodução deliberada para introduzir características desejáveis ​​nas árvores cultivadas.

“Vários tipos de datas na Judeia também são descritos nos tempos antigos, incluindo a variedade excepcionalmente grande ‘Nicolai’, que mede até 11 centímetros (4,3 polegadas).”

De fato, os pesquisadores descobriram que as sementes velhas eram até 30% maiores e que provavelmente significava que a fruta também era maior.

E, claro, há a germinação aparentemente milagrosa após tantos tempo passado. Como qualquer um que compra sementes para o seu jardim sabe, as sementes se deterioram com o tempo; Quanto mais tempo você tiver um pacote de sementes armazenado, menos ele germinará quando até finalmente o plantar.

Se os cientistas descobrirem como as sementes mantêm sua viabilidade por tanto tempo, isso pode ter implicações importantes para a agricultura do mundo e para novas práticas.

As florestas de tâmaras, outrora ricas, declinaram gradualmente após a queda do Império Romano. A Judei ainda poderia ter sido cultivada no século 11 A.C, disseram os pesquisadores, mas certamente no século 19, as florestas haviam desaparecido completamente.

Agora, essas famosas aldeias podem reaparecer, pelo menos para fins científicos.

“À medida que novas informações são encontradas sobre características específicas associadas aos genes (por exemplo, cor e textura da fruta), esperamos reconstruir os fenótipos dessa tamareira histórica, identificar regiões genômicas associadas a pressões de seleção na história evolutiva. recentemente e estudar as propriedades e datas produzidas com o uso de mudas velhas masculinas para polinizar fêmeas velhas”, escreveram os pesquisadores.

“Ao fazer isso, entenderemos mais completamente a genética e a fisiologia da tamareira antiga da Judeia, uma vez cultivada nesta região”.

Que interessante esse artigo, não? Comente!

A pesquisa foi publicada na Science Advances.



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei essa notícia!As sementes é o maior tesouro que possuímos aqui no planeta terra, elas garantem a perpetuação das espécies em nossos biomas. Tenho um pequeno Banco de Sementes de Plantas Nativas da Caatinga – João Dourado (ver no Youtube).
    Amo as sementes!!!!!
    Saudações ecológica ao grupo!

    AmarEla

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui