artigos

A ciência confirma: ler em voz alta para as crianças as torna mais inteligentes e bondosas

Ler em voz alta traz benefícios incríveis para as crianças e é um hábito fundamental para elas desenvolverem melhor aspectos positivos das suas personalidades, segundo a ciência.

A maioria dos pais e mães se preocupam com o futuro de seus filhos e tentam educá-los para promover sua inteligência e adquirir habilidades para conseguirem alcançar todos os objetivos que desejem na vida.

A formação de hábitos positivos desde a infância afeta a forma como eles se desenvolvem durante os primeiros anos de vida. Um desses hábitos positivos para se criar com uma criança que no fim resultará em inteligência e empatia é ler em voz alta.

Tudo o que você precisa fazer é ler em voz alta para seus filhos por 10 a 15 minutinhos por dia pelo menos. Não importa se a criança já sabe ler, essa pequena rotina cria reações no cérebro que eventualmente se tornam um fator que aumenta a inteligência delas.

É fácil lembrar como alguns de nossos pais leram nossos livros em voz alta antes de dormir. Com o passar do tempo, esse hábito foi perdido e agora há poucos pais que ainda praticam esse hábito de ler histórias ou livros variados para seus filhos.

Talvez você não conheça os benefícios da leitura para crianças, e é por isso que agora explicaremos os aspectos positivos da criação desse hábito e como isso afeta na vida deles, segundo a ciência.

Ao ler em voz alta, as crianças ouvem uma variedade maior de palavras que ajudarão ao entrar no jardim de infância. As palavras que a criança aprende antes de entrar na escola determinam quanto do que o professor diz ela entenderá. A maior parte das instruções durante os primeiros quatro anos de escola é oral, portanto a criança com um vocabulário mais extenso entenderá mais, ajudando assim a se desenvolver melhor academicamente.

De acordo com um estudo publicado em 2015, uma maior exposição à leitura em casa está positivamente associada à ativação de áreas do cérebro que comportam imagens mentais, além da compreensão narrativa. Ou seja, quanto mais você lê para uma criança, mais neurônios crescem e se conectam no cérebro.

Ao ler em voz alta, você aumenta a capacidade da criança de prestar atenção e se concentrar, habilidades que são muito úteis na escola, posteriormente. Também somando, o estudo mostra que a leitura em voz alta e os jogos desde o nascimento até os 5 anos melhoram o desenvolvimento socioemocional das crianças.

Esse hábito incentiva a construção de um vínculo mais forte com as crianças, pois destaca a proximidade física e o vínculo emocional com elas. Muitas crianças e adultos mencionam que a memória mais especial que eles têm com os pais é passar algum tempo lendo juntos, acredita? Compartilhar esse tempo juntos leva a uma conexão mais forte entre pais e filhos e, portanto, a uma melhor parceria entre eles.

O estudo também mostrou que a leitura aumenta a empatia das crianças. Ao ouvir histórias de ficção, o cérebro das crianças está literalmente vivendo indiretamente através dos personagens a nível neurobiológico, ou seja, as crianças são expostas a diferentes tipos de pessoas, dando-lhes a capacidade de se colocar no lugar delas enquanto escutam as histórias.. Esse é um fator muito importante porque, no mundo em que vivemos, precisamos cada vez mais de pessoas empáticas.

O hábito de ler em voz alta para as crianças prova ter um impacto positivo em seu desenvolvimento cognitivo e emocional, aumentando assim sua inteligência e habilidades interpessoais.

Com informações Pediatrics

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

16 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

16 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago