A ciência confirma: ler em voz alta para as crianças as torna mais inteligentes e bondosas

Ler em voz alta traz benefícios incríveis para as crianças e é um hábito fundamental para elas desenvolverem melhor aspectos positivos das suas personalidades, segundo a ciência.

A maioria dos pais e mães se preocupam com o futuro de seus filhos e tentam educá-los para promover sua inteligência e adquirir habilidades para conseguirem alcançar todos os objetivos que desejem na vida.

A formação de hábitos positivos desde a infância afeta a forma como eles se desenvolvem durante os primeiros anos de vida. Um desses hábitos positivos para se criar com uma criança que no fim resultará em inteligência e empatia é ler em voz alta.

asomadetodosafetos.com - A ciência confirma: ler em voz alta para as crianças as torna mais inteligentes e bondosas

Tudo o que você precisa fazer é ler em voz alta para seus filhos por 10 a 15 minutinhos por dia pelo menos. Não importa se a criança já sabe ler, essa pequena rotina cria reações no cérebro que eventualmente se tornam um fator que aumenta a inteligência delas.

É fácil lembrar como alguns de nossos pais leram nossos livros em voz alta antes de dormir. Com o passar do tempo, esse hábito foi perdido e agora há poucos pais que ainda praticam esse hábito de ler histórias ou livros variados para seus filhos.

Talvez você não conheça os benefícios da leitura para crianças, e é por isso que agora explicaremos os aspectos positivos da criação desse hábito e como isso afeta na vida deles, segundo a ciência.

Ao ler em voz alta, as crianças ouvem uma variedade maior de palavras que ajudarão ao entrar no jardim de infância. As palavras que a criança aprende antes de entrar na escola determinam quanto do que o professor diz ela entenderá. A maior parte das instruções durante os primeiros quatro anos de escola é oral, portanto a criança com um vocabulário mais extenso entenderá mais, ajudando assim a se desenvolver melhor academicamente.

De acordo com um estudo publicado em 2015, uma maior exposição à leitura em casa está positivamente associada à ativação de áreas do cérebro que comportam imagens mentais, além da compreensão narrativa. Ou seja, quanto mais você lê para uma criança, mais neurônios crescem e se conectam no cérebro.

asomadetodosafetos.com - A ciência confirma: ler em voz alta para as crianças as torna mais inteligentes e bondosas

Ao ler em voz alta, você aumenta a capacidade da criança de prestar atenção e se concentrar, habilidades que são muito úteis na escola, posteriormente. Também somando, o estudo mostra que a leitura em voz alta e os jogos desde o nascimento até os 5 anos melhoram o desenvolvimento socioemocional das crianças.

Esse hábito incentiva a construção de um vínculo mais forte com as crianças, pois destaca a proximidade física e o vínculo emocional com elas. Muitas crianças e adultos mencionam que a memória mais especial que eles têm com os pais é passar algum tempo lendo juntos, acredita? Compartilhar esse tempo juntos leva a uma conexão mais forte entre pais e filhos e, portanto, a uma melhor parceria entre eles.

O estudo também mostrou que a leitura aumenta a empatia das crianças. Ao ouvir histórias de ficção, o cérebro das crianças está literalmente vivendo indiretamente através dos personagens a nível neurobiológico, ou seja, as crianças são expostas a diferentes tipos de pessoas, dando-lhes a capacidade de se colocar no lugar delas enquanto escutam as histórias.. Esse é um fator muito importante porque, no mundo em que vivemos, precisamos cada vez mais de pessoas empáticas.

O hábito de ler em voz alta para as crianças prova ter um impacto positivo em seu desenvolvimento cognitivo e emocional, aumentando assim sua inteligência e habilidades interpessoais.

Com informações Pediatrics



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui