Duas cientistas descobrem como eliminar o vírus HIV das células dos portadores

Uma descoberta magnífica e que precisa ser celebrada e muito! Duas cientistas americanas descobriram como remover vírus HIV das células dos portadores, que até então era o maior obstáculo para sua eliminação completa dos organismos.

A excelente notícia foi publicada na revista científica Nature na última quarta, dia 22.

As pesquisadoras das Universidades de Emory e da Carolina do Norte, nos EUA, conseguiram reativar o vírus latente, tornando-o vulnerável para ser exposto e poder ser combatido pelo sistema imunológico.

“Esta é uma conquista científica emocionante, e esperamos que seja um passo importante para um dia erradicar o vírus em pessoas que vivem com HIV”, disse Ann Chahroudi, da Universidade de Emory.

Um dos maiores problemas do vírus HIV é que ele consegue estar sempre “fugindo” do sistema imunológico e se esconde de forma inativa nas células infectadas, a qual é chamada latência viral.

Atualmente, o tratamento para portadores de HIV é baseado numa terapia antirretroviral, que limita a infecção e deixa o vírus “escondido” nas células T CD4 +, não podendo assim ser descoberto pelo sistema imunológico.

Os resultados das pesquisas dessas cientistas divulgadas essa semana usam medicamentos que invertem essa latência e podem aumentar a expressão do gene viral, fazendo as células virais vulneráveis eliminarem o vírus através do sistema imunológico.

Os testes foram feitos em roedores e também em primatas que recebiam terapia antirretroviral.

No primeiro estudo, foi usado um medicamento chamado AZD5582 – inicialmente criado para tratar o câncer – e que é capaz de ativar o vírus HIV latente.

No segundo estudo, foram combinadas duas intervenções imunológicas. As cientistas injetaram um anticorpo para limpar as células T CD8 +, mais uma versão alterada da citocina IL-15. Essa combinação fez com que o RNA viral aparecesse no sangue e nos tecidos onde anteriormente nunca havia aparecido.

Ainda não se sabe quando os resultados poderão ser testados em humanos, mas essas pesquisas representam um importante avanço no conhecimento sobre o HIV e nas possíveis formas de como o vírus pode ser manipulado.

Com informações da Nature e R7



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui