Brasileira descobre um remédio mais eficaz no tratamento do câncer de ovário

Carolina Gonçalves Oliveira é pesquisadora do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia e fez uma descoberta promissora que pode salvar milhares de mulheres: a brasileira descobriu um remédio mais eficaz do que aquele que é usado atualmente no tratamento contra o câncer de ovário.

A pesquisa da Carol entretanto foi realizada na Universidade de São Paulo, em São Carlos, interior do estado.

Carolina e seus colegas conseguiram desenvolver um composto à base de paládio – metal branco prateado pertencente ao mesmo grupo da platina. O composto é capaz de combater células de tumor do ovário sem danificar o tecido saudável, problema que acontece com a cisplatina, técnica utilizada atualmente.

Pra usar a substância no combate ao câncer foi necessário que se criassem moléculas com mais estabilidade, contendo o metal.

Depois de testar diversas combinações, a Carol identificou duas que, além de paládio, contêm compostos chamados tiossemicarbazonas, uma classe que promove o efeito de estabilização.

Alguns compostos da classe das tiossemicarbazonas são conhecidos por atuar na chamada topoisomerase, enzima presente em tumores e que participa do processo de replicação do nosso DNA – alvo potencial, portanto, para quimioterápicos.

A cisplatina, por sua vez, atua diretamente no DNA, causando mudanças estruturais no material genético que impedem a célula tumoral de conseguir copiá-lo.

“São alvos diferentes, mas tanto a cisplatina quanto os compostos de paládio inibem o processo de divisão celular do tumor,” Victor Marcelo Deflon, coordenador do projeto e professor.

Em testes realizados nas culturas de células com tumores, obteve-se o resultado de 70% do complexo atravessa a membrana celular em apenas 24 horas.

Além disso, o complexo 1 tem ação quase três vezes superior contra as células tumorais resistentes à cisplatina.

Ao mesmo tempo, ele não afeta células que já são saudáveis. Essa característica seletiva confere menor toxicidade à molécula, evitando os inúmeros efeitos colaterais que podem ser gerados por causa dos tratamentos atuais.

Os pesquisadores buscam agora desenvolver versões ainda mais eficientes do remédio. O objetivo é conseguir uma molécula que possa ter a aprovação de ser testada em animais e, com o consequente sucesso, finalmente aplicada em testes humanos.

Com informações do Diário da Saúde



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui