A música no combate ao Alzheimer: pesquisa da USP confirma eficácia na vida de pacientes

Uma recente pesquisa da USP chegou para corroborar com várias matérias sobre o assunto anteriormente divulgadas: a música ajuda sim no combate dos sintomas de demência em pessoas com Alzheimer.

O estudo foi conduzido pela equipe de Gerontologia da Universidade de São Paulo e comprovou que canções do repertório autobiográfico do casal, que trazem lembranças de fatos e situações vividas juntos, amenizam sintomas como a agitação da doença, bem como possibilitam mais qualidade de vida pra quem está cuidando deles.

O autor da pesquisa é o musicoterapeuta e Mestre em Gerontologia, Mauro Amoroso Pereira Anastácio Júnior.

Mauro explica que a música exerce uma enorme influência positiva na vida de qualquer pessoa e no caso do idoso, estimula sentimentos, sensações e remete a épocas, pessoas, lugares e experiências anteriormente vividas, despertando assim que estavam emoções guardadas em sua memória.

Com formação musical e trabalhando mais recentemente com pesquisas voltadas pra área do envelhecimento pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Mauro uniu as duas áreas e procurou investigar o efeito da musicoterapia nas relações familiares conjugais e de amizade de cuidadores que eram cônjuges de pessoas diagnosticadas com Alzheimer.

A pesquisa foi estabelecida durante 12 atendimentos semanais a quatro casais idosos que moravam no município da capital paulista.

Mauro elegeu alguns critérios para a escolha das pessoas: que um dos indivíduos tivesse diagnóstico de Alzheimer em estágio inicial ou moderado e que o cuidador tivesse assumido essa função há mais de seis meses pelo menos.

Por meio de entrevistas, antes e depois das intervenções, Mauro foi capaz de resgatar as canções mais significativas da história de vida do casal.

Uma das atividades levadas à sessão foi a gravação dos dois cantando alguma música do repertório deles e, em seguida, propôs que ouvissem a gravação juntos.

Em alguns momentos, o pesquisador também recorreu aos instrumentos musicais. O violão favorecia o acompanhamento harmônico das canções, explicou.

Durante os resultados, embora os cuidadores se sentissem cansados pelas demandas associadas à doença, a musicoterapia trouxe momentos prazerosos ao casal.

O tratamento acabou por amenizar os sintomas comportamentais dos companheiros adoecidos e possibilitou uma espécie de resgate, como a troca de lembranças pessoais, conforme relatou uma das participantes da pesquisa:

“A musicoterapia trouxe o prazer de se expressar, sem ser julgada. É uma sensação de tranquilidade e de dar chance de relembrar o que se viveu”.

Com relação ao fato de ter tido que assumir a tarefa de cuidar do companheiro, a experiência com a música trouxe maior percepção de seu papel social e familiar e mais qualidade e bem-estar no relacionamento conjugal, como disse uma das participantes do estudo: “A gente sempre se deu bem e hoje há um sentimento de gratidão por toda a vida que tivemos juntos”.

Mas Mauro lembra que a demência é uma síndrome cerebral progressiva que afeta a memória, o pensamento, o comportamento e a emoção.

Existem, infelizmente, mais de 100 formas de demência. O Alzheimer é a mais conhecida delas, já que causa a destruição das células cerebrais, interrompendo a transmissão de mensagens no cérebro, o que afeta a capacidade de se lembrar, falar, pensar e tomar decisões.

Ainda não se sabe ao certo o que causa a morte das células nervosas, porém há certos tipos de lesões que podem ser observadas em áreas danificadas do cérebro. E é assim que se confirma hoje em dia o diagnóstico da doença de Alzheimer.

A média atual da população brasileira aumentou para 75,8 anos – o que fez o pesquisador dizer que “é preciso adotar abordagens terapêuticas para o manejo da doença, uma vez que os medicamentos farmacológicos disponíveis dão conta apenas dos sintomas”, conclui.

Com informações do JornalDaUsp



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui