Menino autista de 10 monta Estátua da Liberdade com Lego em 5 horas

Davi de Oliveira Garcia emocionou toda a família esta semana ao montar uma réplica da Estátua da liberdade com peças de Lego pouco mais de 5 horas – 5 horas e meia pra ser exato. Detalhe: a montagem é indicada para a faixa etária dos 16 anos. Davi tem apenas 10 e tem autismo. O menino é de Serra, no Espírito Santo.

Davi deixou todo mundo com a seguinte lição para os preconceituosos: “concentração, paciência, agilidade e raciocínio”.

“Já chorei muito por ele sofrer preconceito por ser autista e ser taxado de incapaz. Hoje choro de emoção por essa conquista dele. O mundo precisa parar de preconceito e acreditar na capacidade das pessoas”, disse Raphaella de Oliveira, mãe do Davi, em entrevista ao portal SóNotíciaBoa.

Raphaella também revelou que teve receio quando Davi pediu a ela algo difícil para montar, mesmo ela sabendo que ele tem hiperfoco em construir coisas, ainda mais se tratando de Legos.

“Ele falou que queria montar a Estátua da Liberdade. Fiquei meio receosa porque são 1685 peças e recomendado para maiores de 16 anos. Depois parei e pensei: ‘se ele não conseguir montar, vai servir de experiência. Mas se ele conseguir vai ser mais um desafio concluído’. E assim foi. Mais uma vez ele provou que diagnóstico não é impedimento”, afirmou a mãe.

Rapahella também comentou a felicidade do menino ao terminar de montar a Estátua: “Ele fica todo feliz. Fala que Autismo não é o fim, que ele é muito inteligente”.

Davi atualmente está 5ª série do colégio EMEF Elpídia Coimbra. O grau do seu autismo é diagnosticado como leve e foi apontado quando ele tinha 6 anos. “A princípio tinha sido diagnosticado com TDAH com 4 aninhos”, falou a mãe..

“Agora ele se socializa bem, apesar da dificuldade na fala, é comunicativo e carismático. O que é de interesse dele, aprende muito rápido, Nunca se importou com barulhos, costumo dizer que ele gosta da bagunça”, brincou Raphaella.

Raphaella diz que sempre incentiva o filho a superar desafios.

“Desde o diagnóstico do Autismo o coloco pra desafiar seus limites. Hoje ele montou a réplica da Estátua da liberdade com 1685 peças de Lego, superando minhas expectativas e fazendo meu coração transbordar de alegria”, disse.

Ela postou a foto do filho com a réplica da Estátua no Instagram e escreveu um recado que é mais uma lição de vida:

“Um laudo nunca será empecilho para seu desenvolvimento, diagnóstico não define destino e hoje mais uma vez venho dizer AUTISMO NÃO É O FIM”.

E terminou com o seguinte questionamento “Qual o significado da palavra impossível?”.

Com informações do site Snb



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui