Existem os finais perfeitos e os finais necessários. E algumas vezes o ponto final acontece antes do fim.

Existem os finais perfeitos e os finais necessários. E algumas vezes o ponto final acontece antes do fim.
Onde caberia uma vírgula, ponto de interrogação ou reticências, se antecipa o ponto final.

A folha continua, tem muitas linhas em branco até chegar ao rodapé da página, mas preenchê-la até o fim seria diminuir a intensidade do que foi escrito no início.

Não é preciso preencher um caderno inteiro para provar que foi bonito. Às vezes, escrever uma só linha basta.

Algumas histórias nascem para serem curtas, mas isso não diminui a beleza nem a importância.

Insistir em vírgulas quando o ponto final é a única ferramenta possível para fazer a história resistir como uma lembrança inesquecível, é tornar aquilo que poderia ser marcante em algo maçante, que se prolonga além do necessário.

Algumas histórias nascem para serem curtas. Como quando você faz uma viagem para um lugar diferente, lindo e distante. Você se encanta com o frio dilacerante, aplaude o pôr do sol e não se importa de escalar uma montanha para chegar ao topo. A viagem terá curta duração, você sabe, por isso cada instante é vivido com intensidade e emoção. Se, ao contrário, a viagem se torna realidade cotidiana, o prazer se dissipa. E aquilo que seria inesquecível por ter tido um ponto final, se torna apenas mais uma entre as muitas vírgulas rotineiras da sua narrativa.

Pontos finais também são atos de amor. Partir antes do fim também é uma forma de eternizar o que foi vivido. É doloroso, mas insistir em parágrafos somente pela necessidade de chegar à última página transforma o amor bonito em ruínas. Às vezes é preciso finalizar antes da última palavra.

Adoro a frase de Rupi Kaur que diz: “Eu não fui embora porque eu deixei de te amar. Eu fui embora porque quanto mais eu ficava, menos eu me amava.” Partir antes do fim é preservar a porção de dignidade que ainda resta, é poupar o amor de ser lembrado como um fardo, é restaurar o amor-próprio e dar uma chance para que o tempo transforme a dor numa cicatriz-poema, capaz de nos lembrar que viver sem se machucar é o mesmo que viver sem amar.

Compre meu livro “Felicidade Distraída” aqui: https://amzn.to/2P8Hl2p



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

3 COMENTÁRIOS

  1. Se um dia a VIDA te fez sofrer. PERDOE ELA está sofrendo igual ou até mais ??. O ORGULHO e o MEDO. Fez com que NÓS seguirmos nossas VIDAS por caminhos DISTINTOS. Se VOCÊ ou EU tivesse tido CORAGEM de ligar para que tudo estivesse esclarecido. Mais DEUS sabe que NÃO teremos NUNCA CORAGEM de LARGA tudo isso pela sua FELICIDADE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui