Singela homenagem ao Dia das Crianças.

As crianças veem tudo com olhos de surpresa, curiosidade, criatividade. Crianças veem a vida com olhos de encantamento, acreditando que tudo é mágico, tudo é aprendizado, inclusive seus erros. Elas não sabem de muitas coisas, afinal, estão aprendendo e não ficam chateadas ou irritadas quando erram. Elas acham engraçado e riem para, em seguida, tentar novamente.

Existe muito brilho no olhar. Para elas, todas as coisas são engraçadas, divertidas e incríveis. Sentem alegria em qualquer brincadeira, com qualquer pessoa, experimentam tudo. As crianças não têm receios de dançar de forma desengonçada e, se todos rirem, elas continuarão dançando e rindo também. Elas vão se divertir muito com os risos dos outros e não sentirão receio de parecer ridículas ou do que os outros dirão.

Vamos crescendo e, quando nos tornamos adultos, perdemos a capacidade de achar graça quando erramos e até passa a ser irritante, e nos culpamos, como se houvesse a possibilidade de sermos perfeitos e de não errar nunca.

Há uma criança em cada adulto. Resgate-a!

Parece que o adulto se coloca em uma condição tão elevada, superior e dependendo de tudo que tenha vivido e de marcas deixadas por períodos de desgastes e sofrimentos, acredita que não existem mais surpresas boas, não consegue ter mais a boa curiosidade, a criatividade para inovar, ver o belo, o que é leve e mágico da vida.

Os adultos, rígidos demais, são responsáveis por cuidar e educar também podem causar bloqueios nas crianças. É bom termos cuidado com palavras e atitudes com as crianças, elas ainda estão aprendendo. Os limites são necessários, mas devemos estar atentos para não cortar as asas das crianças.

É fundamental resgatar a criança que há em nós, a criança que fomos um dia. Nela se encontram muitas coisas lindas, leves, que vão nos libertar, ajudar-nos a amenizar um pouco a pessoa séria e rígida que talvez tenhamos nos tornamos. Precisamos nos permitir vivenciar mais o lúdico, a gargalhada, não ter receio de sermos ridículos e dançar muito, soltando o nosso corpo, mesmo quando não sabemos dançar tão bem, mesmo que tudo pareça estranho. Enfim, fechar os olhos e sentir uma incrível sensação de prazer e alegria.

É preciso resgatar também a leveza diante dos erros, não ficarmos paralisados porque podemos errar ou não fazermos algo porque não queremos errar. Somos capazes, mas se errarmos, não podemos deixar de acreditar.

Faço uma singela homenagem às crianças neste mês em que se comemora o “Dia das Crianças”, lembrando como elas nos inspiram. Ao olharmos para as crianças brincando na areia, fazendo castelos, como se fossem reais, e para elas são, transportamo-nos para a nossa infância, quando tudo era possível, quando qualquer sonho era realidade, podia ser e acreditávamos ser, quando éramos só crianças e não precisávamos usar armaduras nem disfarces, podíamos então, com liberdade, ser felizes, crianças risonhas, alegres, confiantes, corajosas, incríveis.

Acredite nos seus sonhos, veja que eles podem se realizar, assim como as crianças acreditam.

Resgate a sua criança ainda hoje, dê uma risada alta, ria de você mesma, cante em outro idioma enquanto a música toca, mesmo sem saber cantar ou dominar o idioma. Dance uma música, mesmo sem saber dançar, permita-se ser como as crianças: leves, coloridas, intensas, sem se preocupar com o cabelo que pode ficar fora do lugar, se pular, sem se preocupar com o que as outras pessoas vão pensar, vão dizer. Só pense em rir, divertir-se muito, sem parar, aproveitar a sua vida com mais alegria e leveza.

Meu filho sempre me adverte: “Mãe, eu só quero brincar e me divertir!”

Sempre quando ficarmos muito sérios e rígidos na vida, lembremos da nossa criança interior e possamos ouvir tudo que ela tem para nos dizer. Não seja tão duro com você mesmo. Se não consegue resolver algo agora, vá se divertir um pouco, vá brincar, desenhar… Relaxe, você não precisa ser perfeito, sério o tempo todo. Ria mais, cante, dance.

Como uma criança, coloque mais brilho no olhar, comece a ver a vida por outros ângulos, descubra a magia novamente, a beleza extraordinária que existe em tudo. Veja que existem muitas coisas que não sabemos e podemos aprender.

Vamos nos divertir mais com tudo o que fizermos! Liberte sua criança interior e seja mais feliz, leve e saudável!

***

Photo by Singkham from Pexels



LIVRO NOVO



Sou Psicóloga e Reikiana nível 2, trabalho há 20 anos em consultório com psicoterapia, hipnose clínica. Já trabalhei em hospital, núcleo de violência da mulher. Acredito na vida, no amor, nos bons sentimentos, no perdão, na beleza da alma, na superação, no ressignificar, na humanidade. Adoro escrever e falar sobre sentimentos, superações, motivar pessoas, conseguir promover o melhor, despertar o que possa ser maravilhoso em cada um de nós e libertar pessoas de suas prisões emocionais, com uma nova e especial forma de viver, independente dos acontecimentos da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui