Rio Jundiaí volta a ter peixes após 30 anos como resultado da sua despoluição
FAMILIA DE CAPIVARAS NO RIO JUNDIAI PROXIMO A DURATEX

Uma excelente notícia para a natureza e para nós seres humanos. O Rio Jundiaí, que fica localizado no interior de São Paulo, foi despoluído e voltou a ter peixes após mais de 30 anos!

O rio, que atravessa várias cidades do interior do estado, começou a sua despoluição há 34 anos trás, quando foi criado o Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí, conhecido como Cerju.

Já no ano de 2017, o rio passou por um processo de reclassificação e acabou indo da classe 4 para a 3, o que significa que ele é um rio habitável para peixes.

E então agora em 2019, garças e outros tipos diferentes de pássaros também retornaram para o entorno do rio, inclusive pela quantidade de peixes pequenos que servem de alimentos para eles.

Daí vem a parte mais difícil, contar com uma boa fiscalização e também com a educação da população para não poluir o rio novamente:

“Temos que atuar de forma preventiva na fiscalização e manutenção de possíveis fontes poluidoras, mas também que pensemos o rio Jundiaí de forma integrada e contextualizada em uma bacia hidrográfica. Isso exige o engajamento de todos os municípios por onde ele passa. A preservação de um corpo hídrico deve ser plural”, revelou o diretor de Manancias da DAE Jundiaí, Martim Ribeiro.

“Para termos um rio ainda melhor, é necessário que pensemos neste importante curso d’água em um contexto de bacia hidrográfica. Em outras palavras, de nada adianta um município tomar medidas para despoluir o rio, se em outros trechos os demais municípios não têm programas efetivos para um sistema de esgotamento sanitário”, continua Ribeiro.

“Um curso hídrico passa por diversos municípios e todos têm de trabalhar de forma integrada e ter os mesmos objetivos na preservação da qualidade das águas. Se não atuarem de forma conjunta, os resultados não serão alcançados”, afirma o diretor.

Sem dúvida é uma excelente notícia em tempos de descaso e acidentes na natureza.

Com informações do Jornal de Jundiaí e Jornal da Região



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui