Nos EUA, está sendo testada uma vacina que pode prevenir o câncer de mama

Imagine uma vacina que consegue previnir o câncer de mama! É isso que estão fazendo médicos e pesquisadores da renomada Clínica Mayo, nos EUA.

“Se formos capazes de treinar o sistema imunológico para reconhecer células anormais ou células cancerígenas (ou) pré-cancerosas, talvez o sistema imunológico possa eliminá-las antes mesmo de se desenvolver”, explica a Dra. Amy Degnim , cirurgiã da Clínica Mayo.

A vacina foca na proteína HER2, encontrada em grande das mulheres com esse tipo de câncer de mama.

Segundo Dra. Amy, se a técnica funcionar, essa proteína poderia ser neutralizada e os carcinomas resultantes dela seriam prevenidos.

“No futuro, gostaríamos de poder vacinar para prevenir o câncer de mama em mulheres saudáveis, tornando essa doença uma coisa do passado”, pontuou.

A instituição científica ainda informou em comunicado à imprensa que a vacina contra câncer de mama que está sendo desenvolvida está focada no carcinoma ductal in situ.

Ele é considerado uma forma inicial do câncer, já que as células malignas não chegam a atingir veias e vasos linfáticos, o carcinoma ductal in situ não dá metástase, porém, se não houver tratamento nem espaço de até 10 anos, a probabilidade de o tumor se agravar e atingir outros tecidos mamários é de 30%.

“O carcinoma ductal in situ é um crescimento anormal de células que ocorre dentro dos ductos da mama, e essas células podem ter o potencial de se transformar em um câncer invasivo”, explicou Amy Degnim, da Mayo Clinic.

Com informações da Galileu



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui