Conexões de pele são passageiras. Conexões de alma duram a vida inteira.

É difícil explicar as razões que nos fazem simpatizar de cara com alguém. É difícil encontrar motivos que justifiquem a alegria espontânea que sentimos quando estamos perto dessa pessoa ou a falta absurda que ela nos faz, mesmo que a tenhamos conhecido há tão pouco tempo.

Mas acontece. Algumas pessoas cruzam nosso caminho e a conexão é imediata. Dizem que as almas já se conheciam e por isso não são necessárias apresentações, explicações, conclusões. A gente apenas sente, e ponto. Com elas ficamos à vontade, sentimos familiaridade, temos vontade de descalçar os sapatos, abrir uma garrafa de vinho e passar o resto do dia, da semana, do ano… falando da vida, rindo à toa e confessando segredos sem receio do choro vir à tona.

Quando há conexão de almas, a gente se reconhece no olhar. Antes mesmo das apresentações, sentimos proximidade. E por mais que faltem explicações, sobram semelhanças e sincronicidade. É como se o Universo conspirasse a favor, e os caminhos estivessem fadados a se cruzar.

Algumas coisas são inexplicáveis nessa vida, e a conexão imediata que sentimos perto de algumas pessoas é assim também. Nem sempre a pessoa é a mais bonita, mas nos atrai de maneira inexplicável e intensa. Ela sorri e você tem vontade de sorrir também; você abre a boca para falar algo, ela interrompe com aquilo que você estava prestes a dizer; você pensa nela, ela te manda uma mensagem no whatsapp; você perde o sono e descobre que na mesma noite ela sonhou com você.

Conexão é algo inexplicável, que faz com que você se veja refletido no outro de uma maneira que faz você gostar mais de si mesmo. Não há censura, julgamento ou condenação. Você é acolhido e aceito como é, e aquilo que parecia tão difícil ou complicado, vai ficando mais leve e fácil de carregar.

De vez em quando conhecemos alguém e temos a sensação de que já o conhecíamos anteriormente. O psicanalista Christian Dunker explica essa familiaridade ou “conexão de almas” dizendo que o indivíduo tem algumas lacunas, repressões ou resistências dentro de si. É como se a pessoa olhasse algo, mas não enxergasse. Ouvisse algo, mas não escutasse. Até que aparece uma outra pessoa que faz a integração. Essa pessoa entra na nossa vida reunindo traços de percepção ou traços de desejo que estavam em pendência. Assim, a sensação é de que já o conhecíamos, mas na verdade o que ocorreu foi que essa pessoa trouxe algo que nos fez entrar em contato com nossas lacunas e desaceitações, com aquilo que precisávamos lidar em algum momento ou outro da vida, e de repente tudo faz sentido.

Entendendo ou não de psicanálise, o fato é que gostaríamos de acreditar que seria possível passar um dia inteiro ao lado de alguém que acabamos de conhecer num trem – como no filme “Antes do Amanhecer” – e encontrar no outro o tipo de afinidade que estivemos buscando a vida toda. O filme fez tanto sucesso na década de noventa que virou uma trilogia (se não assistiram, corram para ver). A trilogia gravada entre os anos de 1995 e 2013 (com o mesmo elenco), fala desse tipo de conexão rara, que pode nascer de um encontro casual e durar uma vida inteira.

Acredito que isso seja possível sim. O encantamento, a simpatia gratuita e a conexão imediata que sentimos ao lado de algumas pessoas nos fazem acreditar que nem tudo tem explicação lógica, e que nossa alma tem mais mistérios do que podemos supor ou entender. Sinta-se abençoado se alguma vez conseguiu sentir. Sinta-se privilegiado se a outra pessoa sentiu o mesmo que você. Conexões de pele são passageiras. Conexões de alma duram a vida inteira.

Compre meu livro “Felicidade Distraída” aqui: https://amzn.to/2P8Hl2p



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

4 COMENTÁRIOS

  1. Verdadeiramente existe . Cada palavra vem de um lugar chamado : afeto , encontro de almas , vibrar em uma sintonia que resiste ao tempo e ao vento , as ventanias . E muitas vezes dispensa palavras , dispensa adornos , pois até o silêncio fala , grita . Bem assim !

  2. Covardia é VOCÊ enganar a VIDA com MEDO de AMAR apenas UMA mulher. VOCÊ não foi abandonado.VOCÊ foi intimado a ESCOLHER qual das duas vai VIVER
    ENTENDA EU NÃO sou brinquedo para VOCÊ pensar que pode ter várias opções. Um brinquedo preferido é outro só para a diversão. Quando NINGUÉM tiver olhando. Tudo online. Cara EU devo ter passado a impressão de que VOCÊ pode tudo. Mais CARÁTER EU tenho. É se me conhecesse pelo menos um pouquinho saberia que NÃO sou mulher de despertar sentimentos sem ter interesse nenhum em FICAR. Agora EU NÃO vou aceitar seu jogo de ilusões virtuais da VIDA e pensar que vai FICAR usando às DUAS mulheres que VOCÊ aínda tem. Presta atenção no que VOCÊ está fazendo. EU sei que que erramos por medo da sociedade ou do mundo. Mais é hora de agir feito gente grande. EU sei que vai ser difícil. Mais VOCÊ precisa dar um jeito. Às duas VOCÊ jamais, jamais vai ter. Porque EU sei que a sua espousa está sofrendo com essa farsa e meu marido também. Então VAMOS resolver isso. Já dei tempo demais. É sei que VOCÊ também me deu. Então EU NÃO vou mais viajar infelizmente com meu filho. Então é melhor resolver. EU não tenho o direito de atrapalhar sua mais VOCÊ precisa tomar uma DECISÃO sobre nossa VIDA. Se NÃO confia em mim. Me fala mais NÃO me deixa feito besta ESPERANDO por algo que NUNCA vai vir. É se verdadeiramente sente por mim o AMOR que diz. Assume de uma vez. VOCÊ tem de HOJE até amanhã pela manhã. Para LIGAR e EU ter CERTEZA de que é VOCÊ para EU saber o que estou ESPERANDO e principalmente sabendo que é da vontade sua essa DECISÃO de FICAR só comigo e EU só com VOCÊ. Sem eles dois sofrerem mais do que deveria.

  3. Parece que sou uma dessas privilegiadas que teve a “conexão de almas”. Tudo o que foi descrito é exatamente o que sinto em relação a uma pessoa. Convivemos um ano, ficamos 10 anos sem nos vermos e há três anos atrás eu o reencontrei.Estou impactada com esse texto… tudo a ver com minha história

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui