Você não tem obrigação de ficar se explicando para todo mundo

Sim, precisaremos nos explicar em determinadas situações e para certas pessoas, como no emprego ou para os pais e o parceiro, por exemplo, simplesmente porque as consequências de nossas ações atingem outras vidas que não a nossa. Porém, existem indivíduos que se sentem obrigados a prestar contas de cada passo que dão, para todo mundo que conhecem, como se tivessem que justificar sua vida publicamente. Ninguém tem obrigação de se explicar o tempo todo para todo mundo.

Você não tem obrigação de explicar suas escolhas. Escolhas de vida são pessoais e não agradarão a todos. Somos rodeados de pessoas que pensam diferente de nós, com crenças e valores que podem se chocar com o que vivemos. Caso a sua escolha não chegue a ferir a dignidade de ninguém, a necessidade de explicá-la é desnecessária.

Você não tem obrigação de explicar suas preferências. Você pode preferir o doce ao salgado, a montanha à praia, o azul ao marrom, pode até preferir ficar em casa no fim de semana. Trata-se de seu bem estar, de fazer aquilo que vai ao encontro do que você é, sente, pensa. Cabe aos outros apenas entender isso e, caso haja quem não compreenda, nunca será um problema seu.

Você não tem obrigação de explicar os seus sonhos. Tudo bem se o seu sonho for se casar com 18 anos ou nunca se casar. Pode sonhar em ter quatro filhos ou em nunca ser mãe. Pode querer comprar uma padaria ou vender sapatos. Sonhe com muito, com pouco, apenas sonhe e acredite. A satisfação de conseguir alcançar seus desejos será sua, acontecerá aí dentro de você, ou seja, que os outros sonhem com o que quiserem.

Você não tem obrigação de explicar seus sentimentos. Quando dói, é você que sente a dor. Quando escurece, é dentro de você que falta luz. Quando some o chão, são seus pés que ficam ao léu. É em você que sangra, que falta ar, que dá insônia. Ninguém tem o direito de julgar a dor ou o prazer que você sente, além de você mesmo. Ninguém tem que julgar nem quem você ama, pois o tesão é seu.

Ninguém consegue fugir aos olhares alheios, aos julgamentos e reprimendas descabidas que vêm de fora. O que importa é aí dentro, tudo aquilo que preenche a sua essência, os seus sonhos, o seu coração. Quando não estamos machucando ninguém, nem passando por cima dos outros, temos mais é que seguir o ritmo de nossa alma, buscando a felicidade do jeitinho que queremos. Não se explique demais, as pessoas vão entender do jeito delas mesmo. Vai, segue sua trilha e seja feliz.

Imagem de Free-Photos por Pixabay



LIVRO NOVO



"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui