Sadiman dedicou sua vida ao plantio de árvores na ilha de Java, localizada na Indonésia, com o intuito de acabar com a seca e o desmatamento no local. Por 23 anos, Sadiman conseguiu plantar mais de 11.000 árvores na ilha.

Hoje com 68 anos, ele enfim recebeu o reconhecimento merecido do governo de seu país, após ter se dedicado tantos anos a devolver água para a região e conservar o ecossistema.

Autoridades do governo local deram pra ele, em sua cidade, Geneng, 100 milhões de rúpias ou o equivalente a 7.000 dólares, por “inspirar pessoas sem receber nenhum pagamento ou esperar algo em troca”.

No passado, todos os achavam louco por plantar árvores sozinho. “Quando os outros membros da comunidade plantaram alimentos, plantei bananas, mas o que plantei agora dá água aos moradores e o ar é fresco”, disse Sadiman.

As árvores que armazenam água na ilha de Java são consideradas sagradas de acordo com as crenças locais. Ou seja, as árvores que Sadiman plantou não podem ser cortadas.

Além de restaurar o fluxo de água, as árvores plantadas por Sadiman impediram a erosão da terra e, portanto, desastres naturais, como inundações ou avalanches.

Sadiman conseguiu reverter os estragos causados ​​por seu próprio povo. A seca e o desmatamento em sua área terminaram, felizmente. E tudo com uma campanha simples, o replantio.

Traduzido e editado do site Nation

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Se apenas um homem foi capaz de tamanha proeza, o Planeta não estará perdido se pelo menos onze mil humanos fizerem o mesmo, ainda que não possuam diploma universitário, pós graduação, doutorado ou mestrado. Se ele foi capaz de esfolar dedos, ralar joelhos e quebrar unhas, focado no ideal que o inspirava, silencioso,obstinado e persistente, nenhuma floresta devastada e nenhum aquífero contaminado serão capazes de vencê-lo, porque onde ele criou uma floresta, os passarinhos já voltaram e as flores já nasceram. Seu maior prêmio, Sadiman, é VOCÊ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here