Para quem não sabia, Brigitte Macron é professora aposentada além de primeira-dama da França – e a partir deste mês, ela voltará a exercer a profissão com um nobre intuito: ensinar literatura para adultos desempregados.

A ação faz parte de um projeto apresentado pela primeira-dama em maio deste ano.

O projeto consiste na inauguração da primeira escola para adultos na cidade de Clichy-sous-Bois, subúrbio pobre de Paris. O segundo centro abrirá em 2020 na região rural de Valence, no Sudeste da França.

Estes institutos, que oferecem formação gratuita para até 50 adultos desempregados com idades entre 25 a 30 anos, serão financiado pela multinacional LVMH, cujo dono é Bernard Arnault. O conglomerado de artigos de luxo é proprietário de marcas como Louis Vuitton e Sephora.

Brigitte Macron, explicou que o principal objetivo dessas escolas é dar aos estudantes “a base para entrar no mundo do trabalho”.

— As aulas não serão como as que eu ensinava antes, mas mais interativas, próximas ao estilo anglossaxão — disse Brigitte. — Sabemos que eles precisam conhecer as quatro operações matemáticas, saber escrever francês, expressar-se, construir argumentos em um texto escrito. Mas também quero dar a eles um gostinho de literatura.

Foto: ERIC FEFERBERG / STF

A primeira-dama ainda disse que outras empresas privadas, como a Total, do ramo energético, também estão interessadas em seguir o exemplo da LVMH e patrocinar outras escolas para adultos.

— Vamos duplicar o número de unidades — prometeu.

A luta da primeira-dama a favor de causas importantes não é nenhuma novidade para o mundo e para o povo francês. Nos seus dois primeiros anos no governo, Brigitte também esteve envolvida em outras causas, como a luta contra o bullying.

Matéria escrita com informações do jornal Extra.
Imagem de capa: MARTIN BUREAU / STF.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here