O hábito de beber chá melhora a saúde do cérebro

De acordo com um estudo recém publicado, o consumo regular de chá ajuda a melhorar o desempenho do nosso cérebro, fazendo bem para a memória e também para a organização e clareza dos pensamentos.

A descoberta foi feita por pesquisadores internacionais, que concluíram que o chá possui propriedades protetoras contra o declínio das funções cerebrais atrelado à velhice.

Publicada no periódico científico Aging, a pesquisa envolveu testes de cognição em 36 adultos, todos acima dos 60 anos de idade, durante um período de 3 anos (2015 a 2018).

Os responsáveis pelo estudo trabalham em países como China, Cingapura e Reino Unido, e ainda identificaram dados sobre a saúde e o estilo de vida dos voluntários que tiveram de passar por exames de ressonância magnética para a coerência da pesquisa.

Os cientistas também descobriram que aqueles que consumiram chá verde, chá chinês Oolong e chá preto ao menos quatro vezes por semana durante 25 anos, além de terem obtido uma conexão mais eficiente entre as regiões do cérebro, também possuíam formas mais eficazes de processar as informações recebidas.

Para explicar como o chá causa atua no cérebro ao longo dos anos, Lei Feng, cientista que liderou o estudo, fez uma analogia interessante, no qual as regiões do cérebro são como os possíveis destinos das nossas vidas e as conexões entre elas são as estradas que percorremos.

“Quando um sistema de estradas é melhor organizado, o movimento dos veículos e dos passageiros é mais eficiente e usa menos recursos”, disse. “De modo similar, quando as conexões entre as regiões cerebrais são mais estruturadas, o processamento de informação ocorre de modo mais eficaz.”

asomadetodosafetos.com - O hábito de beber chá melhora a saúde do cérebro

Os envolvidos ainda querem estudar a composição do chá para entender melhor como ele pode evitar o declínio das funções cerebrais e descobrir como a memória surge e se desenvolve nos circuitos do cérebro. Com isso, eles esperam desvendar quais procedimentos podem ser feitos para preservar a cognição enquanto a idade de um indivíduo aumenta.

Com informações da Galileu / Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui