Costurar, passar e cozinhar são tarefas básicas muitos de nós aprenderam em casa, sendo infelizmente, mais comum para mulheres. Mas e se não fosse mais assim? Uma escola na Espanha decidiu oferecer como uma aula adicional, para que os alunos, principalmente os meninos, criem valores com relação à igualdade de gênero e quebrem os estigmas que enfrentam ao realizar essas atividades. É isso que a Escola Montecastelo da Espanha ensina a seus alunos sob o lema “A igualdade é aprendida através de ações”.

Em 2018, essa escola localizada na cidade de Vigo, na Espanha, anunciou que incluiria aulas de economia doméstica, entre outras disciplinas mais comuns aos lares. Durante as aulas, os alunos do sexo masculino seriam ensinados a realizar tarefas domésticas são praticamente relacionadas somente às mulheres como; costurar, passar roupa, cozinhar, limpar, entre outras atividades manuais, como alvenaria, carpintaria, encanamento e elétrica.

As aulas são ministradas voluntariamente por professores, representantes do campus e por alguns dos pais dos próprios alunos.

Essas atividades são realizadas uma vez que “é muito útil para os nossos alunos aprenderem a executar essas tarefas, para que, quando iniciaram uma família, se envolvam desde o início e saibam que uma casa é uma questão de dois, não é sobre a mulher. Limpar, lavar e passar roupa. Isso tudo permitirá que eles se conscientizem e aprendam a cuidar da casa também”, disse Gabriel Bravo, coordenador da escola.

A ideia nasceu principalmente porque o governo procurava promover critérios de igualdade de gênero para seus alunos.

Embora os pais tenham ficado felizes em ouvir sobre esses programas, alguns alunos se sentiram desconfortáveis. Felizmente, quando começaram a executar as tarefas, a resistência deles se dissipou e agora ele entendem a importância dessas atividades.

Artigo editado do site Nation

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here