Já imaginou se a gente pudesse transformar o lixo dos oceanos em combustível? Pois é, não precisa mais imaginar. Uma empresa alemã, a Biogfabrik, conseguiu criar um sistema que torna possível reverter uma grande quantidade do lixo encontrado nos oceanos em combustível.

O sistema criado é capaz de transformar, por vez, basicamente um quilo de resíduos plásticos em um litro de combustível. Cada litro de combustível fornece aproximadamente 3,5 kWh de eletricidade.

E o melhor de tudo? Não é preciso montar uma grande fábrica ou instalação para fazer isso acontecer. A transformação inteira acontece num contêiner cinza: o sistema contém uma dúzia de tubos, contêineres menores, muita tecnologia e um processo conhecido como pirólise, a decomposição pelo calor.

Oliver Riedel, fundador da Biofabrik White Refinery Foto: DPA

O produto gerado, chamado WastX Plastic, pode ser usado em geradores e turbinas ou mesmo convertido em eletricidade direta.

Foram 6 longos anos de rigorosos testes para que a startup finalmente lançasse sua tecnologia, totalmente automatizada e capaz de reciclar plásticos.

A principal meta da empresa hoje é processar até uma tonelada de resíduos plásticos por dia.

Quando expostos em altas temperaturas, compostos de resíduos plásticos se decompõem e eventualmente se tornam combustíveis líquidos ou gasosos.

É difícil determinar exatamente quantos milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam nos oceanos a cada ano, mas sabemos que os oceanos estão cada vez mais sujos, então essa criação é um passo importante na ajuda e proteção do meio ambiente.

Segundo a Fundação Ellen MacArthur, uma das instituições mais influentes na implementação da economia circular na sociedade, se nada for feito, em até aproximadamente 2050, a quantidade de plástico poderá ser superior a dos peixes.

Matéria traduzida e adaptada do site Nation

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here