África realiza o plantio de 8 mil quilômetros de árvores para formar monumento ao meio ambiente

A iniciativa tem como principal objetivo conter os efeitos das mudanças climáticas no mundo e devolver a vida ao deserto da região.

O projeto da Grande Muralha Verde, que tem a liderança da União Africana e financiada pelo Banco Mundial, União Europeia e Nações Unidas, teve o seu início em 2007 para impedir a expansão do Saara, plantando uma barreira de árvores ao longo do seu extremo sul do deserto.

O problema é que à medida que aumentam as preocupações com o impacto das mudanças climáticas, o projeto busca alcançar um novo objetivo.

asomadetodosafetos.com - África realiza o plantio de 8 mil quilômetros de árvores para formar monumento ao meio ambiente
Weeding in Koyli Alpha

A meta agora, dizem os responsáveis pelo muro, é transformar a vida de milhões de pessoas que vivem na linha de frente das mudanças climáticas, restaurando diversas terras arruinadas através de décadas pelo seu uso excessivo. A partir do projeto, não só alimentos serão fornecidos, como também muitos dos conflitos serão interrompidos e a migração será reduzida.

A estimativa é que a Grande Muralha Verde esteja pronta até 2030 e espera-se que a terra restaurada absorva cerca de 250 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono da atmosfera, o equivalente a manter, por exemplo, todos os carros da Califórnia estacionados por 3 anos e meio.

O movimento quer ainda fazer crescer a Muralha: uma maravilha natural de com cerca de 8 mil quilômetros em toda a África.

asomadetodosafetos.com - África realiza o plantio de 8 mil quilômetros de árvores para formar monumento ao meio ambiente
Land in Mbar Toubab, Senegal, which was plowed in anticipation of the planting of seedlings for the Great Green Wall

“Já se passou uma década e estamos com aproximadamente 15% em andamento, a iniciativa já está devolvendo vidas a paisagens degradadas na África em uma escala sem precedentes, fornecendo segurança alimentar, empregos e uma razão para ficar no país”. Conta a organização em seu site.

Quando concluída, a Grande Muralha Verde será a maior estrutura viva do planeta, sendo três vezes o tamanho da Grande Barreira de Corais, o maior recife de coral do mundo, que fica na Austrália.

Mais do que apenas cultivar árvores e plantas, a Grande Muralha Verde está transformando a vida de milhões de pessoas na região.

asomadetodosafetos.com - África realiza o plantio de 8 mil quilômetros de árvores para formar monumento ao meio ambiente
enegal- El Haji Gouebiaby, Base Chief for the Great Green Wall, stands beside a growing lemo; a base chief for the Great Green Wall tends to a lemon tree in Mbar Toubab

 

Com informações de UPSOCL


LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

3 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto alguns dirigentes sem noção optam por erguer muros separando pessoas ao invés de pontes de compartilhamento, humanos superiores decidem substituir discursos e promessas vazias com uma Grande Muralha Verde capaz de ensinar como se faz, a quem ainda não saiu do vozerio estéril do jogo de interesses partidários, a fim de que aprenda a proteger a Natureza e o Meio Ambiente, sem papas na língua e interesses escusos por debaixo dos panos, porque já passou da hora e “o tempo não para”. De tão bonito que isso é, parece até mentira.

  2. Que bom ótimo mesmo! Vamos importar essa ideia! Sugeriria que a chamada do texto fosse mais simples: ao invés de “realiza o plantio” de …. , poderia ser ….planta oito mil quilômetros ……

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui