Os momentos de tristezas são momentos delicados, as emoções estão afloradas e ter tato é essencial. Saber o que dizer em momentos de tristeza é essencial se realmente quisermos consolar a outra pessoa. As palavras e formas de se dizer algo são vitais nessas horas.

Neste artigo, damos-lhe algumas dicas sobre o que dizer em momentos de tristeza e também sobre o que é melhor não dizer. Porque, às vezes, em nossa ânsia de ajudar, fazemos o oposto.

Se você precisa chorar, faça

Tentar inibir emoções não é positivo. Permita que a pessoa afetada expresse seus sentimentos, se desejar. Não insinue que você não deve fazer isso, que você tem que conter suas emoções.

São momentos de grande intensidade, e muitas vezes é necessário desabafar chorando, gritando ou expressando emoções e sentimentos de alguma forma.

Se você precisar de mim, eu estou aqui

Muitas pessoas afetadas muitas vezes se isolam das pessoas ao seu redor, seja por desconforto, vergonha, tristeza … Mas aqueles que estão passando por sofrimento precisam de contato. Um abraço ou apenas alguém que fique ao seu lado.

Não é necessário falar, embora saibamos que, para muitos, manter o silêncio é desconfortável. No entanto, estar lá, ao lado dessa pessoa, para ela será algo necessário e fundamental. É importante que você saiba que tem alguém ao seu lado que o apóia.

Eu sei que quando você estiver pronto, você continuará com sua vida

Nestes momentos dolorosos, o que menos o preocupa é o futuro, ele só pode pensar em sua dor.

Devemos permitir que ele administre a situação sozinho. Eles não são pessoas inúteis, eles simplesmente estão passando por um processo de luto que eles têm que superar e ao qual eles dedicam toda a sua energia.

Quando a pessoa afetada estiver preparada, ele retomará a vida como achar melhor.

Eu não sei como você realmente se sente

Costumamos dizer “Eu sei como você se sente” quando tentamos consolar os outros. No entanto, a variante ideal seria “Eu entendo que você tem que se sentir muito mal”. Nós realmente não sabemos como eles se sentem, e dizer isso pode provocar uma reação agressiva.

Precisamos fazê-lo entender que podemos ter empatia com ela. Não podemos saber exatamente a sua dor, mas entendemos isso.

O processo de luto tem sua própria evolução, por isso devemos respeitá-lo em todos os sentidos e em todos os momentos. Tentando fingir que já o superamos ou pressionando alguém a cortar o tempo de luto é negativo.

Adaptado e traduzido do site Mejor con Salud
Imagem de capa: Pexels

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here