O ataque de pânico e a incompreensão social

Ninguém escolhe experimentar um ataque de pânico. Ninguém inventa aqueles medos autênticos que captam, sufocam e tiram nossa respiração até acreditarmos que vamos morrer. No entanto, a incompreensão social em torno desses distúrbios intensifica ainda mais o sentimento de angústia e, é claro, a solidão.

Todo mundo que conhece esse assunto sem dúvida se lembrará de seu primeiro “batismo” com ataques de pânico. O trabalho de acabamento, por exemplo, sobe para o metrô e, de repente, ao ouvir algumas pessoas gritarem no meio de uma conversa, a tontura aparece, o constrangimento e o coração que dispara, fugindo, como se estivéssemos caindo no vazio. , para um abismo muito profundo.

«Corajoso não é quem não sente medo, mas quem enfrenta o medo» -Nelson Mandela-

Estima-se que quase 10% da população mundial já sofreu um ataque de pânico. Agora, o verdadeiro problema surge quando essa experiência aterrorizante se torna recorrente e, pior, imprevisível. O curioso sobre tudo isso é que, apesar de ser um dos problemas psicológicos mais comuns hoje em dia, é o mais desconhecido.

Quem sofre um ataque de pânico não é fraco ou psicótico. Ele também não precisa de nossa compaixão, o que ele merece é entender e, acima de tudo, ver essas situações de angústia como algo que todos nós podemos experimentar em algum momento.

O ataque de pânico e o mundo solitário dos medos

Suores, tontura, boca seca, palpitações, náusea, afogamento … O ataque de pânico vem repentinamente, como se alguém tivesse pressionado o botão vermelho, o que, de má-fé, desencadeia o horror em seu sentido mais autêntico. Da mesma forma, não podemos esquecer que essas atribuições são adicionadas aos sintomas físicos, quando se acredita que alguém realmente perdeu o controle e que sua vida está em perigo.

Agora, do que estamos realmente com medo quando isso acontece? Às vezes é o medo de entrar em um avião, pode ser as grandes massas de pessoas, pequenos espaços ou até certas percepções distorcidas do que acontece no corpo. Os medos, embora injustificados, tornam-se verdadeiros devoradores de calma, equilíbrio e autocontrole.

É quase reconfortante saber que tudo isso tem uma origem muito clara em nosso cérebro. Os cientistas chamam isso de “rede de medo” e explica que as pessoas que freqüentemente sofrem com o que o DSM-V define como “crise de angústia ou distúrbios de pânico” têm partes de seus cérebros com um tipo de atividade algo incomum.

De acordo com um trabalho publicado na revista “Molecular Psychiatry”, no córtex cingulofrontal existe um tipo de rede que controla a nossa percepção do medo. É nessa área que são administradas dimensões como a interocepção ou a autopercepção das condições fisiológicas do nosso corpo.

O que significa isto? Basicamente, nesse distúrbio, nossos mecanismos de medo são “desregulados” a ponto de gerar reais reações de pânico, mesmo quando não há risco real. Isso é algo que devemos levar em conta para entender melhor essa realidade, que está longe de responder aos caprichos daqueles que sofrem e que mais sofrem.

Você pode superá-lo, mas não sozinho: busque apoio

Muitos pacientes com transtornos de pânico preferem, se possível, sofrerem seu problema em silêncio. Embora o que está adormecido, mas latente, só precise de um gatilho específico para que a crise apareça novamente. E isso, sem dúvida. Os demônios do medo surgem para misturar-se com o desnorteamento e a incompreensão dos que nos rodeiam e, desse modo, o problema se intensifica ainda mais.

Devemos dar o passo, devemos buscar apoio. Devemos ter em mente que os transtornos de pânico podem estar associados a doenças como hipertireoidismo, hiperparatireoidismo, feocromocitoma, disfunções vestibulares ou transtornos convulsivos.

No entanto, nos casos em que não há doença subjacente, o tratamento medicamentoso é combinado com a psicoterapia. Enquanto as drogas restauram nossos níveis de serotonina no cérebro, abordagens como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), por exemplo, podem nos ajudar tanto nos ataques de pânico quanto nos transtornos de ansiedade generalizada.

O essencial nesses casos é treinar a pessoa na observação, compreensão e controle de suas sensações físicas, ao mesmo tempo em que fornece ferramentas para estar ciente dos pensamentos envolvidos em episódios de sofrimento intenso.

Agora, sabemos que nem tudo isso é um processo curto ou fácil e, embora técnicas como a exposição interoceptiva ou o treinamento progressivo de relaxamento sejam sempre essenciais nesses transtornos, o que também é necessário é o apoio da família e dos amigos. .

Porque acredite ou não, o ataque de pânico ainda é um tópico trilhado por crenças falsas. Ninguém acaba enlouquecendo ao sofrer mais crises de angústia. Nem é um problema associado exclusivamente ao sexo feminino, nem é uma doença que é curada apenas com pílulas.

Precisamos mudar certos esquemas e estar mais perto e mais sensíveis a esse tipo de dimensão. Porque afinal, as doenças mentais têm tratamento, mas muitos preconceitos sociais hoje ainda não têm cura.

Fonte: lamenteesmaravillosa / imagem: reprodução



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui