Jovem empresário com Down cria marca de meias e alcança cifras milionárias

O jovem John Cronin, que vive em Long Island, Nova York (EUA), certa vez contou ao pai, Mark, que seu sonho era poder abrir um negócio, mas que ainda não tinha ideia do ramo em que poderia atuar.

“Minha primeira sugestão foi uma loja que vendesse algo divertido, mas não sabíamos direito o que vender”, contou John.

Conforme a ideia ia amadurecendo, ele pensou em abrir um food truck, mas logo se lembrou que não sabia cozinhar – tampouco o pai.

Pensaram em outra coisa. “John sempre usou, a vida toda, meias coloridas, meio doidas. Era algo que ele realmente gostava, e aí sugeriu que a gente vendesse meias”, conta o pai.

asomadetodosafetos.com - Jovem empresário com Down cria marca de meias e alcança cifras milionárias

“Meias são divertidas, são criativas e coloridas. E elas me deixam ser eu mesmo”, afirmou John, que tem síndrome de Down.

E aí surgia a “John’s Crazy Socks” (“As meias malucas do John”, em tradução literal). Após um ano em operação, eles conseguiram lucrar US$ 1,4 milhão e converteram US$ 30 mil para caridade.

O empreendimento ficou mundialmente reconhecido: até o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, chegou a comprar algumas meias.

O site da John’s Crazy Socks possui um acervo com mais de 1,4 mil tipos diferentes de meias disponíveis para compra – desde imagens fofinhas de cães e gatos a caricaturas de pessoas, como o presidente dos EUA, Donald Trump.

asomadetodosafetos.com - Jovem empresário com Down cria marca de meias e alcança cifras milionárias

“John é realmente uma inspiração”, elogia o pai, que reforça que não há qualquer tratamento “especial” ao filho no trabalho. “Ele trabalha muito nessa empresa. Nós chegamos no escritório antes de 9h e saímos, na maioria das vezes, depois de 20h”, conta.

Trinta mil peças foram vendidas em um ano de operações. Para cada par de meias vendidas, pai e filho reservam 5% do lucro para instituições de caridade.

Entre as organizações filantrópicas beneficiadas estão a Associação Nacional da Síndrome de Down dos EUA e a Sociedade de Autismo da América.

asomadetodosafetos.com - Jovem empresário com Down cria marca de meias e alcança cifras milionárias

Ao lado do filho, Mark afirma que a empresa que criaram juntos servem a dois propósitos: um social e outro de negócios. Estes propósitos são indivisíveis.

“Não acho que seja suficiente apenas vender um serviço ou um produto. Valores precisam fazer parte, e nós temos um modelo que está mostrando isso”, afirma. “O que nós fazemos é espalhar felicidade”, acrescenta John.

O negócio também visa trazer mais pessoas com deficiência – atualmente, cerca de um terço da equipe que trabalha lá tem alguma deficiência. “Nós estamos trabalhando para mostrar o que as pessoas com deficiência ou com dificuldade de aprendizagem podem fazer”, diz Mark.

asomadetodosafetos.com - Jovem empresário com Down cria marca de meias e alcança cifras milionárias

“Quando converso com empresários, sempre digo a eles que é urgente que eles contratem pessoas com deficiência. Não só porque isso seria a coisa certa a fazer, mas porque eles são bons, porque todo mundo gostaria de trabalhar com bons profissionais e é isso que eles são. É uma quantidade enorme de gente que ainda não é aproveitada no mercado”, observa John.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de RPA.
Fotos: Divulgação/John’s Crazy Socks



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui