REDAÇÃO CONTI outra

Garotinha que não conseguia falar diz as primeiras palavras da vida ao seu burro: “Eu te amo”

A história do burro Shocks não foi das mais fáceis. Ele foi resgatado de uma fazenda na Irlanda depois de sofrer inúmeros abusos. Quando o encontraram, Shocks estava deitado em um campo com uma corda no pescoço e com a pele cheia de ferimentos. Felizmente, o Santuário de Burros em Birmigham, na Inglaterra, resgatou-o e lá ele pôde começar uma nova história, muito mais bonita. Além de receber a ajuda necessária para curar suas feridas, Shocks se tornou uma “bênção” na vida de outras pessoas.

Com um temperamento dócil, Shocks tornou-se um animal de terapia.

Para quem não está familiarizado com a prática, a Terapia com animais visa melhorar a qualidade de vida das pessoas através dos benefícios terapêuticos que a relação Homem-Animal ajuda a proporcionar. Além de promover saúde física e emocional, desenvolver iniciativas que torne o mundo mais humano onde crianças e adultos demonstrem empatia, compaixão e responsabilidade pelos animais, natureza e outros seres humanos. E quem imaginaria que o burro Shocks, um animal que teve uma história tão triste de sofrimento nas mãos dos seres-humanos, ainda conseguiria fazer o bem às pessoas?

E foi justamente através deste projeto que, em 2013, Shocks conheceu Amber, uma menininha de 2 anos de idade que não conseguia emitir nenhum som. A história de ambos nunca mais seria a mesma depois deste encontro.

Quando Amber e seu irmão gêmeo nasceram prematuramente, a menina não conseguia respirar. Os médicos então realizaram uma traqueotomia de emergência – cirurgia que coloca um tubo no pescoço da pessoa, permitindo que o ar entre – o que salvou sua vida, mas cortou o fluxo de ar de suas cordas vocais, deixando-a totalmente muda .

Além disso, Amber tem paralisia cerebral, o que dificulta que os músculos se desenvolvam adequadamente. “Ela lutou para se sentar e não deu sinais de rastejar até muito tarde”, disse Julian Austwick, pai de Amber.

 

E então as histórias de Amber e Shocks se cruzaram. “Um amigo mencionou o ‘The Donkey Sanctuary’ para Tracy (mãe de Amber) e disse-lhe que os burros podem servir como terapeutas animais para crianças com necessidades especiais, por isso decidimos tentar.”, relatou o pai de Amber.

Foi a primeira vez que Amber conheceu um animal terapêutico, e foi a primeira vez de Shocks com uma paciente. E a conexão entre eles foi instantânea. Shocks encorajou Amber a permanecer ativa, o que a ajudou a construir força em seus músculos, e ela até conseguiu aprender a montar no burro.

Quando Amber completou três anos, ela pôde se submeter a uma cirurgia que lhe permitiria falar. Mas para que isso acontecesse, ela precisaria dar o primeiro passo.

Após a cirurgia, ainda sem ter conseguido emitir nenhuma palavra, Amber foi visitar seu melhor amigo Shocks. Depois de caminharem juntos, Amber estava se preparando para deixar o santuário e ir para casa, quando abraçou o burro e disse: “Eu te amo, Shocky”.

 

“Foi um momento encantador e, claro, um grande alívio saber que ela poderia falar”, disse o pai da menina. Agora Amber freqüenta a escola e cresce forte e saudável, mas continua visitando seu melhor amigo no santuário.

Nem Shocks nem Amber tiveram uma vida fácil antes de se encontrarem, mas o vínculo especial que se formou entre eles foi o que os ajudou a superar as dificuldades. Vida loga a esta amizade!

Redação Conti outra. Com informações de Nation e Terapia com Animais

REDAÇÃO CONTI outra

Parceria editorial com a redação do site CONTI outra.

View Comments

  • Animais que salvam pessoas ou minimizam seus problemas, nos deveriam levar à reflexão daqueles outros que matamos e comemos por conta de nossa inferioridade e irracionalidade, ainda. Animais são sencientes, não apenas os que se destacam em matérias meigas como essa, mas os que estão sendo enjaulados, engaiolados, caçados, torturados e mortos, sem que ninguém se lembre de que podem ser tão maravilhosos quanto este, capazes de todo esse imensurável amor e gratidão pelos humanos que o salvaram, mas não possuem a chance de provar o QUANTO, porque são mortos antes.
    https://www.sejavegano.com.br/

Recent Posts

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

1 dia ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

1 dia ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

2 dias ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

3 dias ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

3 dias ago