Vdc não é “Vai dar certo”, é Vontade – Determinação – Comprometimento

As minhas férias de julho desse ano (2019) foram bastante intensas. Passei mais de duas semanas viajando, e ao voltar pra casa, conversando com meu irmão e meus pais, levantamos muito do que foi a organização dos momentos para que desse tudo maravilhosamente certo e nos divertíssemos ao máximo.

Fiquei lembrando da expressão que a garotada adota utilizar nas redes sociais, o “vdc”, que teoricamente significa “Vai dar certo”. Mas sabe de uma coisa interessante? É extremamente comum essa expressão ser usada por quem não coloca tanto a mão na massa para que de fato as coisas deem certo.

Aproveito para publicamente elogiar meu irmão Eugenio, sua esposa Natalia, meu primo Samuel e sua esposa Tais, que na convivência próxima estão me ensinando imensamente o valor da organização, da antecipação positiva (que é bem diferente da ansiedade viu?) e do comprometimento com a diversão coletiva.

Esses pontos que coloquei, todos eles são pontos que preciso de aprimoramentos, e fiz questão de escrever esse texto porque sei que muitos vão se identificar com o que estou compartilhando.

O foco é a superação de uma espécie de comodismo que muitos têm (eu inclusive) em pensar positivo e de forma vibrante, mas não ter todo o comprometimento para que de fato o “vdc” se torne “vai dar certo”.

De agora em diante eu prefiro substituir o “vdc” como uma sigla para “vontade – determinação – comprometimento”. Essas três palavrinhas são as virtudes fundamentais que transformam o “vdc” em “vai dar certo”. Pense comigo! Se eu tenho uma vontade forte, determinação por seguir um objetivo e total comprometimento com ele, só terei um resultado, o “vdc” ou até o “jdc” (já deu certo!).

Quem tomou a frente nesses passeios que fiz em julho foram esses queridos que citei agora a pouco e eles organizaram milimetricamente tudo que faríamos: locais a visitar, comidas a comprar, reservas a serem feitas, como se transportar para os locais, quem ia dirigindo e levando as caronas etc. etc.

Eles não pensaram isso uma semana antes da viagem. Nada disso! Pensaram com dois a quatro meses de antecedência. Lembra da antecipação positiva? Acabei de defini-la aqui. Isso não é ansiedade pela viagem, mas planejamento para que tudo dê certo.

Vontade, determinação e comprometimento são virtudes que servem para tudo na vida, não apenas para o trabalho, como erroneamente muitos pensam. Temos diversos setores na vida: trabalho, finanças, família, amizades, lazer, relacionamento amoroso, espiritualidade, saúde física etc. Pense em cada um desses setores separadamente e aplique as três virtudes para ver como elas se aplicam a absolutamente todas!

Quer entrar pra esse time também? Vamos juntos desenvolver as virtudes que transformam o “vdc” em “vai dar certo”…

Imagem de piviso por Pixabay



LIVRO NOVO



Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui