Se você se sente vazio, você não está sozinho. Muitos de nós nos sentimos vazios de diferentes maneiras. Por exemplo, você pode se sentir vazio porque algo está faltando em sua vida. Este poderia ser o vazio de um ente querido que se move ou morre. Seja qual for o caso, sentir-se vazio faz parte do ser humano. Continue lendo para descobrir qual o vazio que muitos de nós passaram e o que fazer

Como já mencionamos, o vácuo pode vir de diferentes causas. O vazio que sentimos também pode ser um abandono, uma falha em ouvir nossas próprias esperanças e desejos. Você pode se abandonar involuntariamente ou sem saber, porque está lutando pela perfeição ou aprovação dos outros. Você pode parar de cuidar de si mesmo enquanto se concentra na sua carreira. Por exemplo, você pode parar de mover seu corpo ou parar de dormir o suficiente. Abandonar a nós mesmos pode causar ansiedade, depressão, culpa e vergonha.

Algumas pessoas também podem sentir-se dormentes ou sozinhas. Eles não se sentem satisfeitos em seu trabalho, sentem-se mal sucedidos, seus relacionamentos não são satisfatórios ou nada é excitante.

Alguns também lutam contra a depressão e relatam sentirem-se vazios (em vez de tristes). Esse tipo de sentimento de vazio vem sem se importar muito com nada, sem se interessar pelas coisas, sem se sentir nutrido por nada em particular.

Sentindo-se vazio, o que significa e o que fazer

Se você se sentir vazio, ver um terapeuta pode ajudá-lo. Em particular, é importante passar por um teste de triagem da depressão. Como gerenciar seu vazio depende do que causa isso. Aqui estão várias sugestões.

1. Reconhecer suavemente o vazio

Se você está experimentando um vazio que é mais como um grande buraco, reconheça e seja gentil consigo mesmo. Não se castigue por se sentir assim. Não tente descartar ou mudar seus sentimentos.

Se este vazio é devido à morte de um ente querido, não fique zangado consigo mesmo pelos anos de luto. Porque é angustiante perder um ente querido, e embora a perda mude de forma ao longo do tempo, nunca será bom que a pessoa morra. Nesse caso, você aprende a viver a vida ao lado do buraco da falta dessa pessoa.

Às vezes, o buraco é formado porque você perdeu o amor enquanto crescia. Isso não significa que você não tenha uma família amorosa. Existem apenas certos tipos de amor ou cuidado que podem ser perdidos e, em seguida, sentir que é um pouco impossível recuperar o atraso.

É necessário que você tenha um diálogo consigo mesmo com compaixão. Por exemplo, você poderia dizer: “É difícil se sentir tão sozinho” ou “Você está certo; você precisava de mais amor”.

2. Passe um tempo consigo mesmo todos os dias

Supere a necessidade de voltar-se para o mundo exterior para se sentir completo. Em vez de tentar preencher a lacuna com drogas, álcool, televisão, jogos de computador ou qualquer outra coisa, olhe para dentro e passe tempo consigo mesmo.

Aproveite o tempo para explorar seus próprios desejos, medos, esperanças e sonhos. Isso ajuda você a criar mais significado em sua vida diária e em seu futuro.

Como diferentes atividades funcionam para pessoas diferentes, a meditação, a escrita ou o exercício podem ajudá-lo a se concentrar novamente.

Você pode se sentir desconfortável no início, mas quanto mais você dedicar tempo e energia a si mesmo e cuidar de si mesmo, menos presentes serão esses sentimentos vazios.

3. Explore seus sentimentos atuais

Psicólogos sugerem que, se você se sentir vazio, defina um cronômetro por cinco minutos e perceba o que está sentindo neste momento. Não precisa ser devastador. Pode ser “chato” ou “distraído” ou “curioso”, disse ele. Se você está tendo dificuldade em nomear seus sentimentos, dê um “google” e procure “lista de sentimentos”.

Também pode ajudá-lo a escolher uma parte do corpo, como a mão ou a cabeça, e explorar várias categorias de sensações, como temperatura, tensão ou movimento.

Ao praticar intervalos curtos para permitir sentimentos, você expandirá gradualmente sua janela de tolerância para incluir sentimentos maiores por mais tempo.

4. Explore seus sentimentos de vazio

Explore as seguintes perguntas. Podemos fazer isso enquanto lemos um jornal, andamos ou bebemos uma xícara de chá, ele disse.

. Eu estive julgando ou me comparando com os outros?
. Eu digo coisas positivas?
. Ou tenho a tendência de perceber falhas ou me chamar de feia ou estúpida?
. Meus sentimentos estão sendo considerados em meus relacionamentos ou estou minimizando o que estou sentindo?
. Estou cuidando ativamente das minhas necessidades físicas e de saúde?
. Eu me voltei para comportamentos ou vícios para evitar meus sentimentos?
. Estou focando apenas nas necessidades de outra pessoa ou pessoas?
. O que estou tentando provar ou ganhar?
. Estou sendo culpado ou me sinto culpado por coisas que estão além do meu controle?
. Eu mostro compaixão como faria com um amigo próximo ou membro da família?
. Cumpro minhas decisões e respeito minhas opiniões pessoais?

5. Parabenize-se

Quando crianças, alguns de nós usam nossa falta de sentimentos para nos proteger de sermos oprimidos. Nesse caso, dê crédito a si mesmo por encontrar uma solução que funcionasse quando você era pequeno e impotente.

Hoje, reserve um tempo para deixar seus sentimentos entrarem. Você tem que pegar. E você não precisa se apressar para superar seu antigo modo de sobrevivência.

Sentir-se vazio pode levar a pensamentos angustiantes, como “a vida não vale a pena” ou “não há esperança”. Mais uma vez, a terapia pode ajudar. Ele pode ajudá-lo a explorar as causas subjacentes de seus sentimentos e a capacitá-lo a tomar suas próprias decisões sobre como implementar mudanças positivas.

É importante reconhecer e aceitar seus sentimentos de vazio. É importante ter autopiedade. Quer você esteja passando por relacionamentos difíceis, perdas ou sentindo falta de propósito ou significado, você é digno de viver uma vida satisfatória e significativa.

Artigo traduzido do portal menteasombrosa
Imagem de capa: pexels

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here