Pessoas leais, a coragem de ser fiel aos princípios

Pessoas leais são, acima de tudo, personalidades honestas. Elas são regidas por um código que está sempre em sintonia com seus valores, mas também com aquele compromisso respeitoso com o outro, onde não há espaço para traições, mentiras ou atitudes interessadas. Estamos, sem dúvida, diante de um conceito tão interessante e profundo que vai além da confiança.

Se nos perguntarmos qual é a origem da lealdade, no campo da antropologia eles apontam algo interessante. Essa dimensão teria agido no passado como um mecanismo de sobrevivência. Neste cenário de nossos antepassados ​​tão adversos e cheios de perigos, receber a ajuda e apoio dos membros do grupo foi fundamental para sobreviver.

Atualmente, o cenário não é mais o mesmo. No entanto, de alguma forma, ainda precisamos que a proximidade e a segurança de pessoas importantes se sintam bem. É conferir ao outro um sentimento de atenção, respeito e compromisso contínuo, onde sabemos que não vamos ser traídos. Onde entender que nessa conduta não há interesses ocultos ou intenções duplas.

Algumas pessoas apontam que hoje a lealdade é quase um ideal, um bem em perigo de extinção. Além do que podemos pensar, essa dimensão ainda está presente nos corações de muitas pessoas. Mas sim, devemos também estar bem claro o que é ser leal, porque às vezes é muito possível cair em certas dinâmicas onde esse princípio é distorcido. Vamos ver mais dados abaixo.

Pessoas leais, como elas são?

Sêneca disse que a lealdade é baseada na confiança, mas como já apontamos, esse conceito tem suas raízes em algo mais profundo, complexo e primoroso ao mesmo tempo. Para começar, as pessoas leais são acima de tudo, respeitando seus próprios princípios. É aí que começa o verdadeiro núcleo do comportamento leal: agir sempre com base nos valores sendo fiéis ao que se considera correto.

Lealdade, compromisso de fazer a coisa certa

A lealdade vem do termo ‘legal’. Há, portanto, um componente de retidão e compromisso de fazer a coisa certa em todas as circunstâncias. O que isso significa traduzido no campo relacional? Implica, por exemplo, que mesmo que terminemos um relacionamento afetivo ou amizade com alguém, sempre haverá respeito. Nós não revelaremos intimidades, não iremos aumentar as críticas ou propiciar comportamentos que possam prejudicá-los de qualquer forma.

Além da confiança, há lealdade. Mesmo quando a primeira está perdida e não temos mais nenhuma ligação com essa pessoa, o profundo sentimento de respeito sobrevive, uma virtude sem dúvida tão nobre quanto desejável.

Pessoas leais não podem ser forçadas, elas são governadas por seus próprios princípios

Vamos enfrentá-lo, se há algo que é exigido de nós em muitos cenários, é lealdade. Eles nos perguntam no local de trabalho, para sermos fiéis a uma política da empresa, a alguns gerentes, a alguns padrões. Nossa família também nos pede para fazê-lo, muitas vezes exigindo que eles continuem com os mesmos valores, sigam certos costumes, obedeçam a certos rituais …

. Este é, sem dúvida, o lado mais obscuro da lealdade, onde você tenta forçar certos compromissos, criando comportamentos alinhados e minando a auto-estima. Devemos, portanto, ter claro que as pessoas leais não agem por imposição. Eles não são leais ao casal, família ou amigos porque são impostos pelos outros.

. Agir em liberdade sendo coerente com suas próprias regras internas, há uma harmonia entre o que eles sentem e o que eles fazem.

. Não há submissão ou alinhamento, a lealdade autêntica é um exercício de coragem moral onde se escolhe ser coerente com seus próprios princípios em todos os momentos.

. Isso significa, por exemplo, que eles não praticarão a lealdade a todos, não se certas pessoas exigirem comportamentos contrários às suas crenças.

A pessoa leal é sincera, não condescendente e ajuda-nos a crescer

Pessoas leais não são aquelas que fazem uso exclusivo de condescendência. Eles não são aqueles que dizem sim a tudo, aqueles que nunca objetam, que nos apoiam em tudo que fazemos, em todas as decisões e comportamentos, por mais duvidosos que possam ser. Lealdade também é sinceridade e faz uso de um compromisso ativo com o nosso bem-estar.

Isso significa que, se em algum momento for necessário que alguém pare nossos pés, nos avise de algo ou nos ajude a abrir nossos olhos para uma realidade que não vemos, será. Porque é governado de acordo com valores firmes, não de acordo com servilismo ou passividade. Assim, quem quer o melhor para nós, nunca hesitará em ser esse suporte capaz de nos dizer verdades que doem, capazes de nos mostrar nossos erros, mas também nossas oportunidades de crescimento.

Para concluir, como pudemos intuir, o conceito de lealdade tem suas nuances. Ninguém pode nos impor quem ou o que ser leal. Este conceito não é externo, tem uma origem interna e está em harmonia com um código de valores baseado no respeito e integridade que se acumulou ao longo de sua vida. Da mesma forma, pessoas leais não permanecem na palavra, porque a lealdade é exercida, aplicada diariamente em qualquer circunstância e situação. Vamos pensar sobre isso.

Artigo escrito por Valeria Sabater para o site La Mente es Maravillosa
Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui