Na Suécia a reciclagem é tão importante que eles ficaram completamente sem lixo e agora estão importando de outros países

O sistema é tão revolucionário que está começando a importar lixo de outros países para que suas usinas continuem funcionando.

Durante esses anos, a Suécia tem trabalhado arduamente para alcançar um bom desempenho de reciclagem e para que seus habitantes adotem uma cultura de “desperdício zero” em suas vidas. E, aparentemente, eles se saíram tão bem que agora precisam importar lixo de outros países para manter suas usinas de reciclagem funcionando.

asomadetodosafetos.com - Na Suécia a reciclagem é tão importante que eles ficaram completamente sem lixo e agora estão importando de outros países

É que o país europeu está vários passos à frente de todos os outros em termos de cuidados ambientais. Ele foi um dos primeiros a implementar um pesado imposto sobre os combustíveis fósseis em 1991 e agora obtém quase metade de sua eletricidade a partir de fontes renováveis.

A Suécia implementou uma política nacional de reciclagem coerente para que, embora as empresas privadas façam a maior parte dos negócios de importação e queima de resíduos, a energia vá para uma rede de aquecimento nacional, para residências durante o inverno.

Mas a rede de aquecimento da Suécia não é desprovida de detratores, que acham que o país está evitando a reciclagem real enviando lixo para ser incinerado. Os gerentes das fábricas de papel dizem que a fibra de madeira pode ser usada até seis vezes antes de se transformar em poeira. Se a Suécia queima o papel antes desse ponto, está esgotando o potencial de reciclagem real e substituindo o papel usado por matéria-prima fresca.

Embora as autoridades do país tenham dito que a política de importação de resíduos é uma situação temporária, municípios suecos estão investindo individualmente em técnicas de coleta de resíduos futuristas. Tais sistemas são automatizados em blocos residenciais vazios, eliminando a necessidade de sistemas de recolha e transporte de contentores subterrâneos que liberam espaço na estrada e eliminam qualquer odor.

Há muito tempo, a Suécia tem um sistema de depósito de latas e garrafas que dá dinheiro às pessoas quando elas reciclam, desde 1984 para latas de alumínio e desde 1994 para garrafas plásticas.

asomadetodosafetos.com - Na Suécia a reciclagem é tão importante que eles ficaram completamente sem lixo e agora estão importando de outros países

A cada ano, os suecos reciclam 1,8 bilhão de garrafas e latas que seriam descartadas, explicaram no site oficial do país .

De UPSOCL, via Revista Pazes.



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui