Diga o que incomoda quando estiver incomodando e não quando você não aguentar mais

Não podemos falar tudo o que pensamos, da forma que quisermos, para quem quer que seja, a não ser que vivamos numa bolha egoísta e não nos importemos com ninguém. É necessário ponderar sobre o tanto que nós podemos ferir e magoar as pessoas por conta do que fizermos ou dissermos, afinal, vivemos em sociedade, onde não deveriam caber atitudes desumanas e insensíveis.

Pessoas caminham conosco. Pessoas nos amam e torcem por nós. Precisaremos do outro em vários momentos de nossas vidas. Procuraremos consolo, conforto, conselhos, respostas, carinho, junto a outras pessoas, as quais só estarão prontas a nos receber de acordo com o que tivermos ofertado também. A vida nos devolve na mesma medida e na mesma vibração com que enviamos a ela.

Ainda assim, não poderemos deixar de nos expressar e de nos impor nos momentos necessários, ou seremos atropelados e engolidos pela falta de noção de algumas pessoas que precisam que os limites sejam bem claros. Não se trata de ser grosseiro e violento, mas de usar a assertividade como forma de nos preservarmos de problemas futuros. Muitas pessoas não têm a menor consideração pelo outro, portanto, faça valer os seus direitos como pessoa.

Além disso, quanto mais guardamos, dentro de nós, o que faz mal, mais acumulamos descontentamento e tristeza aqui dentro. E tudo isso inevitavelmente acaba tendo que sair, uma ou outra hora, e, pior ainda, muitas vezes adoecemos fisicamente, de tanta mágoa acumulada. O que não dizemos durante o dia se torna a insônia nas noites sem fim, a tristeza que pesa, os arrependimentos que cutucam.

Da mesma forma, engolir demais o que precisa ser dito pode levar a pessoa a explodir na hora errada, falando o que não deveria, muitas vezes para quem não tem nada a ver com a história. Aquilo que nos incomoda deve ser dito para a pessoa certa e na hora certa, porque assim a gente tem mais chances de colocar tudo em ordem, sem ferir ou magoar o outro.

Como dizem, é preciso dizer o que está incomodando quando estiver incomodando e não quando a situação ficar insuportável. Os relacionamentos precisam de ajustes e de arestas aparadas, para que sobrevivam a desentendimentos que podem – e devem – ser evitados com diálogo e maturidade de ambas as partes. Afinal, tem tanta coisa boa para engolir e tem gente que engole mágoa? Ninguém merece.

Foto de Kinga Cichewicz em Unsplash



LIVRO NOVO



"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui