China está construindo usina de geração de energia à base de lixo

Por conta do nosso estilo de vida, nós, seres-humanos, produzimos todos os dias uma quantidade absurda de lixo, o que acaba se tornando um problema ambiental sem tamanho. Mas e se eu te dissesse que é possível transformar parte do lixo que produzimos em energia? É possível que você não acredite, mas esta afirmação não é uma fake news. A China está construindo a maior usina de produção de bioenergia do mundo utilizando lixo como matéria-prima.

Localizada na cidade de Shenzhen, no sul do país, a usina terá a capacidade de processar cerca de 5 mil toneladas de lixo por dia (1,8 milhão de toneladas por ano) quando estiver concluída. A previsão de entrega da obra é 2020.

A usina, de acordo com o governo chinês, irá transformar um terço de todo o lixo produzido pela população de Shenzhen e sua região metropolitana (uma massa urbana com 20 milhões de habitantes, equivalente à Grande São Paulo) em energia. Incrível, não é mesmo?

A China larga na frente das potências globais no quesito de geração de bioenergia. Para se ter uma ideia, já existem mais de 300 usinas em operação no país – um aumento de 26% em cinco anos (em contraste com os +4% das nações da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

asomadetodosafetos.com - China está construindo usina de geração de energia à base de lixo
PROJETO ARQUITETÔNICO DA USINA ENERGÉTICA, QUE TEM PREVISÃO DE CONCLUSÃO DAS OBRAS EM 2020 (FOTO: SHL ARCHITECTS- reprodução)

Segundo a WEC (ou Conselho Mundial de Energia), o setor de bioenergia terá um valor de mercado de US$ 40 bilhões em 2023.

Na prática, a usina de Shenzhen irá capturar o calor gerado a partir da incineração de resíduos indesejados. Esse calor será usado para acionar uma turbina que gera eletricidade. Mais: a planta também irá produzir energia solar, uma vez que contará com cerca de 40 mil m² de painéis solares instalados em seu teto.

***

Redação CONTI outra. Com informações de Época Negócios

Imagem de capa: MAIOR PLANTA DE PRODUÇÃO DE BIOENERGIA A PARTIR DE LIXO, AINDA EM CONSTRUÇÃO NA CHINA (FOTO: SHL ARCHITECTS- reprodução)



LIVRO NOVO



Parceria editorial com a redação do site CONTI outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui