Você sente que tem muito entusiasmo para começar um novo projeto, estilo de vida, plano ou negócio, mas depois de alguns pensamentos que parecem brotar do nada, você perde o interesse e se sente desencorajada. Se você é alguém que vive este tipo de circunstâncias, a razão poderia estar em seus pensamentos diários.

Pensamentos errados podem reduzir rapidamente a motivação ao mínimo. Descubra abaixo quais pensamentos desmotivantes você deve estar ciente.

Como funcionam os pensamentos

Pensar determina nossas ações. A importância dos pensamentos não deve ser subestimada. Em particular, os pensamentos negativos podem desvalorizar a imagem de nós mesmos e tornar nossas próprias habilidades subestimadas.

Mas isso não é tudo. Pensamentos falsos e negativos também mostram seus efeitos em outras áreas.

– Estado de ânimo. Com uma cabeça cheia de pensamentos negativos, não é possível ter um bom humor. Apenas os problemas são abordados em vez de se concentrar nos aspectos positivos.

– Rendimento. A concentração e desempenho geral são vítimas de pensamentos negativos. Apenas aqueles que têm suas cabeças livres podem obter um melhor desempenho.

Também a motivação para uma tarefa depende fortemente dos pensamentos. Eles podem ajudar a se envolver com o compromisso, mas também podem causar a dissipação da motivação. Você pode ler mais informações sobre o poder dos pensamentos que já publicamos neste blog.

7 pensamentos desmotivantes

Os pensamentos surgem inconscientemente e em uma fração de segundo. Infelizmente, não será possível impedir que um pensamento negativo o atinja de tempos em tempos. Mas isso não importa, porque é importante que você reconheça as conseqüências desmotivadoras desses pensamentos e os manipule apropriadamente.

Se você se deparar com um dos seguintes pensamentos desmotivadores, pergunte a si mesmo como a situação ocorreu e como pode mudar sua atitude em relação à tarefa atual de trabalhar com entusiasmo, em vez de frustração.

1. Eu não sei por onde começar …

Se você tem muito trabalho a fazer, muitas vezes é difícil saber por onde começar. Mas, infelizmente, isso leva rapidamente ao fato de tentar encontrar uma maneira de fazê-lo, o que é muito desgastante. Para evitar a desmotivação, você pode tentar escrever uma pequena lista de tarefas e abordar as tarefas à sua frente, uma por uma.

2. Vou cometer um erro de qualquer maneira …

Pensamentos negativos nesta categoria são frequentemente um sinal de falta de autoconfiança. Mas por que você deveria fazer algo errado desde o começo? A consequência lógica de tal atitude é que algo vai realmente dar errado.

Com essas perspectivas, é compreensível que a motivação esteja ausente. Para superar esses pensamentos negativos, você deve deixar para trás seu medo de erros. Erros são parte da vida. Aceite isso e aprenda com eles.

3. Por que estou fazendo isso?

Essa ideia de desmotivação é frequentemente encontrada no trabalho em equipe ou no projeto. Não saber qual parte do trabalho em si contribui para o resultado geral ou qual é o propósito da tarefa em si é muito frustrante.

Ninguém sente a motivação para conseguir algo se não sabe para que serve. É claro que a tarefa do líder de equipe é explicar os objetivos de acordo, mas você também deve sempre levar em conta as razões de suas ações para não perder a motivação necessária.

4. Tudo tem que ser perfeito …

Embora seja um desejo positivo de fazer suas próprias tarefas, tanto quanto possível, mas aqui é exatamente onde a diferença importante é: “Tão bom quanto possível” é um bom incentivo, mas “perfeito” é um verdadeiro matador motivacional.

A busca da perfeição leva, antes, à frustração e ao desespero, já que objetivos auto-impostos não são alcançados. Não seja tão rigoroso consigo mesmo. Faça o melhor que puder e apresente o resultado com orgulho. Então você continuará a perseguir seus objetivos.

5. Ainda há tempo até amanhã …

Embora isso possa ser o caso de algumas tarefas, a questão permanece: você fará isso no dia seguinte ou estará propenso a procrastinação? A procrastinação se manifesta em várias facetas. Portanto, você não deve ser enganado e sempre começar imediatamente com as coisas que ainda precisam ser feitas. Uma vez que você começa a se mover, muitas vezes uma avalanche de tarefas começa a crescer com o tempo.

6. Eu tenho que fazer isso …

A sensação de não ter uma opção pode ser muito desmotivadora. Todos nós gostamos de decidir como gastamos nosso tempo e quais tarefas fazemos. Mesmo as crianças recusam-se a pedir o quarto se lhes disserem que precisam. Essa atitude é mantida mais tarde na vida e a motivação diminui. Então é melhor lembrar que “você pode” ou “você permite” algo. Essas formulações incentivam a motivação e evitam falar de coerção.

7. Eu não posso fazer isso …

Um pensamento que é certo para sufocar qualquer motivação. Qualquer um que esteja convencido de não poder fazer algo também perde qualquer desejo de experimentá-lo. Mas essa atitude também pode destruir muitas oportunidades. Não desista antes mesmo de começar. Aqueles que são autoconfiantes e acreditam em suas próprias habilidades freqüentemente conseguem coisas que eles achavam impossíveis.

Se você puder reduzir este tipo de pensamentos desmotivantes no seu dia a dia, você terá ganhado um pouco de liberdade para se sentir mais motivado para fazer as coisas que você quer ou precisa fazer.

Fonte indicada: menteasombrosa
Imagem de capa: pexels

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here