4 aspectos importantes que toda mulher deve saber sobre a DEPRESSÃO

No nosso dia a dia falamos de depressão em termos gerais, levemente e, às vezes, sem completo conhecimento sobre o assunto. Esquecemos, talvez, que existem muitos tipos de depressão e que cada pessoa a experimenta de uma maneira única e excepcional.

Portanto, deve ficar claro que estamos diante de um transtorno do humor, não um capricho pessoal e, é claro, nem um comportamento que reflita uma personalidade fraca, falta de força ou coragem.

A depressão é um transtorno que deve ser tratado por profissionais que precisam de uma proximidade social autêntica e real, onde a pessoa não se sinta marginalizada, sozinha ou incompreendida. Por sua vez, e esse fato é interessante, homens e mulheres sofrem desse transtorno de maneira diferente.

. Os homens estão mais relutantes em pedir ajuda. Não é fácil reconhecer esse desconforto interno, essa apatia ou anedonia, essa descida de energia sempre acompanhada de mau humor … O mais comum é pensar que é apenas um momento ruim, e que tudo vai acontecer.

. De sua parte, as mulheres têm mais ferramentas para enfrentá-las e administrá-las, são mais habilidosas em comunicar e exalar emoções. No entanto, são eles que, em geral, têm uma tendência maior para desenvolver esses transtornos.

Hoje, no nosso espaço, queremos aprofundar este último aspecto. Em seguida, detalhamos todas as nuances que definem como a depressão afeta as mulheres.

1. Depressão em nossa linha genética: um risco, mas não uma determinação

Segundo a médica Fumiko Hoeft, da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), as mães podem transmitir às filhas alguma vulnerabilidade genética à depressão. Uma estrutura cerebral semelhante é herdada, onde o sistema cortico-límbico do cérebro, responsável por gerenciar nossa resposta ao estresse, compartilha conexões semelhantes e a mesma arquitetura.

No entanto, e isso é importante para ser claro, não porque uma mulher sofra ou sofra de depressão no passado, necessariamente determina que sua filha ou filhas sofram em algum momento de sua vida.

. Existe um risco maior, uma probabilidade maior.

. No entanto, a este risco genético devem ser acrescentadas outras variáveis ​​de maior peso, como o meio social, o modo como as experiências vitais são gerenciadas e enfrentadas …

2. Depressão “dói” e dor é real em nosso corpo

Quando uma mulher sofre de depressão, é comum que o ambiente pessoal e social pense no que é “triste”. É importante esclarecer que, às vezes, o estado emocional ocupa um pequeno lugar dentro da depressão. De fato, há momentos em que a pessoa com depressão não só se sente triste: ele se sente irritado, irritado, de mau humor …

Um fato curioso é que a sintomatologia mais comum da depressão em mulheres não é tristeza, mas desconforto físico. Vamos ver em detalhes:

. Insônia
. Cansaço extremo
. Dor muscular.
. Dores de cabeça
. Maior sensibilidade à dor
. Problemas Digestivos
. Pequenas perdas de memória, associadas à “mente embaçada”.
. Ganho ou perda de peso.

3. Existem certos tipos de depressão que são exclusivos das mulheres

Existem certos tipos de depressão que são características do sexo feminino. No entanto, como indicamos no início, cada mulher também as viverá de maneira distinta e será caracterizada por uma realidade muito concreta. Vamos mais fundo.

Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM)

A maioria das pessoas está familiarizada com o termo síndrome pré-menstrual. Está associada às oscilações clássicas de humor e à irritabilidade que geralmente aparecem nos dias anteriores à menstruação.

. No entanto, há uma forma mais grave de síndrome pré-menstrual chamada transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).

. Aparecem pensamentos suicidas, irritabilidade e dor severa nas articulações e músculos aparecem cerca de 7 a 10 dias antes do período menstrual.

. Pode interferir com o funcionamento pessoal, social e laboral da pessoa.

Depressão pós-parto

A depressão pós-parto continua sendo um assunto tabu em muitas mulheres. A maternidade está associada a um momento de felicidade e realização pessoal e, portanto, quem sofre se sente ainda mais incompreendido ou mesmo rejeitado.

A depressão pós-parto é acompanhada de ansiedade e exaustão extrema, desânimo e a sensação clara de não ser capaz de lidar com todas e cada uma das responsabilidades que nos acometem.

Depressão na perimenopausa

Perimenopausa (ou transição para a menopausa) é uma fase normal na vida de uma mulher e que, por vezes, é vivida como um desafio.

Mudanças de humor aparecem, ondas de calor, momentos de irritabilidade, ansiedade e a sensação de que não gostamos mais de nada … Assim, o risco de depressão aumenta nesse momento.

4. Às vezes, o ambiente pessoal e social dificulta o progresso

Todos, homens e mulheres, precisam de um ambiente social mais próximo para melhor gerenciar e lidar com a depressão. Este aspecto é claro para nós.

Agora, o maior problema que muitas mulheres com depressão encontram é que muitas outras pessoas dependem delas.

. Há mulheres que são cuidadoras, que cuidam de parentes dependentes ou doentes.

. Outros têm a responsabilidade exclusiva dos filhos e são o motor daquelas famílias nas quais, se falharem, tudo falhará ou que a funcionalidade ou a harmonia serão perdidas.

Tais situações pessoais tornam muito difícil para as mulheres encontrarem esse apoio ou aquele momento em que possam participar, tratar-se, ir à terapia e reorganizar as feridas e os aspiradores internos.

É muito comum que digam a si mesmas que “com as pílulas é suficiente”. No entanto, temos que ser claros: os analgésicos da vida nunca são suficientes. Mais estratégias são necessárias e, por sua vez, um ambiente facilitador, sensível e próximo.

A depressão nas mulheres, como vimos, apresenta uma série de atributos muito especiais que devemos considerar em nosso dia a dia. Seja capaz de enfrentá-los melhor ou ser aquela mão que ajuda, conforta e apoia.

Fonte indicada: Mejor con salud



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui