Até alguns anos atrás, falar sobre as vantagens de ser mãe depois dos 40 anos parecia loucura. Complicações durante o parto, risco para a vida da mãe e até possibilidades de aborto foram apenas alguns dos problemas mais conhecidos. Hoje em dia, as previsões são bem mais positivas.

Estudos recentes demonstraram que, com revisões mensais e cuidados adequados, não deve haver problemas. Muitos mitos foram descartados graças aos avanços da medicina e uma maior divulgação dos estudos pré-natais. Assim, muitas mães puderam ver seus sonhos se tornarem realidade.

Portanto, é essencial pensar sobre as muitas vantagens de ter um bebê depois dos 40 anos. Tanto fisicamente quanto mentalmente, as mudanças que ocorrem com a chegada de um bebê são muito mais benéficas do que você imagina.

Vantagens da maturidade em nível fisiológico sendo uma mãe de 40 anos

Melhorar as habilidades mentais

A acuidade mental é maior e está associada à resolução de problemas e melhora das habilidades verbais. Segundo estudos publicados no Journal of American Geriatrics Society, isso seria devido aos hormônios envolvidos na gravidez.

. A progesterona é responsável pelo desenvolvimento do tecido cerebral.
. O estrogênio é uma influência muito benéfica na estrutura do cérebro.

Dieta e vida saudável

Conforme você ganha idade, você tende a cuidar mais da comida. Há mais consciência sobre a qualidade dos alimentos, os benefícios de uma dieta saudável e, claro, o interesse em como os alimentos podem afetar o feto e o próprio corpo aumenta.

Vantagens da maturidade mental

Estabilidade trabalhista e econômica

A partir dos 40 anos, o emprego e a estabilidade econômica estão geralmente disponíveis. Existe a tranquilidade de poder manter o bebê ou futuros bebês sabendo que eles não perderão nada. Objetivos de trabalho já foram alcançados e a chegada de uma criança provavelmente não influenciará negativamente as ambições pessoais.

Equilíbrio mental e emocional

Está mais preparado para enfrentar a gravidez e a vida da nova mãe. A maturidade permite adaptar-se às mudanças com maior facilidade. Além disso, a sabedoria da idade dá muita segurança. A experiência que já teve com outras situações permite que a mãe não se sobrecarregue com nada e encontre uma maneira de resolver conflitos.

As crianças não são culpadas

Muitas jovens mães acabam culpando seus filhos. Eles olham para trás e acreditam que perderam grandes oportunidades para viver a juventude e que é culpa dos filhos. Esta situação é egoísta e injusta é sentida por muitas mulheres.

Uma das vantagens de retardar a maternidade é que elimina o risco de sofrer essas frustrações. Quando uma mulher com mais de 40 anos decide ser mãe, é porque sente que já viveu as coisas que queria viver e que quer dar outro passo em sua vida.

Você está plenamente ciente da decisão tomada

Se você tem um parceiro ou não, a escolha foi planejada. Todos os prós e contras foram levados em conta e você sabe o que quer.

A mãe está ciente de como a gravidez afetará todas as áreas de sua vida e se sente preparada para enfrentá-los. É raro que o bebê tenha sido o resultado de uma decisão rápida e pouca reflexão. Não há as mesmas inseguranças e dúvidas que podem surgir em idades mais jovens.

Para levar em conta se você vai ser mãe depois dos 40 anos

Se você decidiu se tornar mãe depois dos 40 anos, será essencial consultar o ginecologista e o clínico geral. Tenha em mente que nessa idade, as instalações para engravidar são maiores. Não será impossível, mas não deve ser descartado o recurso a outros métodos, como a reprodução assistida.

Uma vez que a gravidez está em andamento, será muito importante fazer check-ups a cada mês, além de manter um estilo de vida saudável.

Fonte indicada: Eresmamá

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here