Valoriza a quem te dedica seu tempo, porque é algo que ele nunca vai recuperar

Temos o péssimo hábito de não valorizar o tempo que os outros nos dedicam. Uma conversa, um abraço, um sorriso, um como você se sente, um “eu faço porque sei que você gostaria” ou simplesmente um gesto de acompanhamento. Existem milhares de atos diários de pessoas ao nosso redor que não valorizamos.

Não é necessário que os segundos, horas ou minutos cheguem de nossa família, amigos ou parceiros. O tempo dos estranhos também se torna importante quando, por exemplo, graças a eles o dia pode começar com um sorriso porque seu bom dia foi cheio de alegria ou nos deu aquele impulso que precisávamos. A grandeza do povo está naqueles detalhes de pequeno tamanho, mas de grandes efeitos e afetos.

O grande valor do tempo

Dizem que um viajante que atravessava o deserto viu um árabe pensativo sentado ao pé de uma palmeira, ao lado de seus camelos carregados. O viajante supôs que ele era um comerciante de objetos de valor e que ia vender suas jóias, perfumes e tapeçarias a uma cidade vizinha.

Como ele não falava com ninguém por muito tempo, ele se aproximou do comerciante pensativo e disse:

– Bom amigo, felicidades! Você parece muito preocupado. Posso te ajudar em algo?

– Ah! respondeu o comerciante “Estou muito angustiado porque acabei de perder a joia mais valiosa de todas …”

– Bem, a perda de uma joia certamente não é um grande problema para você. Você carrega muitos deles em seus camelos e tenho certeza de que não vai custar você substituí-los.

– Repor? exclamou o comerciante. “Se fosse tão simples! Você não sabe o valor da minha perda …

– Qual é a joia que você perdeu? – perguntou o viajante.

– Uma joia como nenhuma outra, que nunca será feita novamente. Foi esculpido em um pedaço de pedra da vida e feito na oficina do tempo. Seus ornamentos eram vinte e quatro peças brilhantes, agrupadas em torno de sessenta menores … É impossível conseguir reproduzir outra gema com características semelhantes.

– Deve ser lindo, sim – disse o viajante – Mas, com muito dinheiro, você não poderia fazer outro?

– A joia perdida era um dia … E um dia que está perdido, não se encontra de novo … »

Depois dessa história, o que é um dia para você? O que o seu tempo significa? Um minuto é suficiente para deixar uma marca indelével no coração de outra pessoa, escolher o que você quer fazer ou apreciar o que acontece. O importante é estar atento ao momento presente e aproveitá-lo com as pessoas que você quer e do jeito que você gosta, sabendo valorizar também a dedicação para com você dos outros.

Ainda que se perca dinheiro, ele pode ser recuperado, o tempo perdido não retorna. Não desperdice nem gaste o tempo em lamentar por não saber como aproveitar no momento. A partir de agora, aproveite e valorize-o como um dos ativos mais preciosos que existe.

Tempo não se exige, se escolhe

Algumas pessoas não são capazes de perceber o esforço de outras pessoas para tornar sua rotina mais suportável, para dar cor aos seus dias cinzentos ou para querer desfrutar de sua companhia. Há pessoas que vêem como obrigação o que é realmente uma escolha da parte dos outros. Há para quem o tempo dos outros passa despercebido, quem o valoriza como se fosse um tesouro e quem o exige do outro, como se fosse dele.

Cada um de nós está livre de quem e como dedicar seu tempo. Não vamos esquecer que minutos, horas e segundos são fragmentos da nossa vida e ninguém tem o poder de decidir livremente sobre eles.

Dedicar tempo se traduz em se importar, em um ‘te amo’, em oferecer apoio, demonstrar que ama a companhia. Porque definitivamente dedicar tempo é dedicar a vida.

Portanto, não devemos exigir dos outros o tempo, nem temos que mendigar daqueles que só pensam em si mesmos. O tempo não é comprado, trocado ou vendido. Passar tempo com o outro é uma escolha que brota de dentro e nos permite nos conectar emocionalmente com os outros.

O tempo é o maior presente que existe

Valorize quem te escreve, quem fala com você, ouve você, te faz um favor, te acompanha ou lembra de você porque quer, porque gosta de ti, porque sente você. As pessoas que lhe dão o seu tempo entendem que é a melhor coisa que podem lhe dar, pois saber oferecer é falar a linguagem do coração. Agradeça-lhes porque o tempo também oferece a possibilidade de forjar lembranças que mais tarde despertarão sentimentos de alegria, nostalgia e apreço.

Se você traduzir os tempos que os outros passam com você para linguagem afetiva, você entenderá que há mais quem se importa e se preocupa contigo do que você esperava. Por essa razão, valorize cada segundo do tempo que os outros dedicam a você, porque eles estão oferecendo a você o maior presente que existe: parte de sua vida.

Fonte indicada: lamenteesmaravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui