Tudo que é bonito faz a alma despertar!

O alimento da alma é como o alimento do corpo: precisa ter fibra para ajudar na digestão, ser colorido para ativar as vitaminas e ter equilíbrio para não cair na mesmice. Se comermos apenas frituras, nos envenenaremos. Da mesma forma quando dedicamos nosso tempo precioso, exclusivamente, às notícias sobre violência ou às curiosidades mórbidas que, de nenhuma forma, enriquecem nosso espírito. Sensacionalismo é como bacon frito em óleo velho, só entope as veias do nosso coração. E corações entupidos não batem com tanto amor! Alimentados pelas tragédias passamos a ter medo de viver em sociedade e de enfrentarmos os desafios do mundo. Tudo lá fora soa tão perigoso quanto colesterol alterado.

Da mesma forma quando servimos à nossa alma os dias cinzas, perdidos entre compromissos formais e tarefas obrigatórias. Se o prato precisa ser colorido para nos nutrirmos de diferentes vitaminas, da mesma forma, nosso espírito carece de cor e leveza! Pôr do sol dourado, flores amarelas, margaridas brancas, batons vermelhos, paredes rabiscadas pelas crianças ou pinturas modernas funcionam como uma salada mental que refresca a vista e o coração. E nos mostra que existe um mundo muito maior que a mesa bege do trabalho!

Além dos personagens da nossa série preferida, é necessário fazer da alma a verdadeira protagonista com lugar de destaque entre nossas escolhas! Ler algo que nos acrescente como ser humano, ouvir uma música que foge do nosso cotidiano ou aprender algo novo desperta a nossa essência, nos convida a emergir! Pois, tudo que é bonito, faz a alma despertar!

Médicos eficientes, ao atenderem almas frágeis em seus consultórios, pronunciam de diferentes formas, conselhos semelhantes:

Cabem na alma: a disciplina e a loucura, o espinafre e o chocolate, o cinza e o amarelo, a tragédia e a comédia. Cada qual na sua gaveta nos serve de alerta e alento, nos mostrando que a vida é equilíbrio! Uma frase de efeito já velhinha, mas tão sábia! Alma carece de filmes de comédia, mas de documentários sobre História. Necessita de domingos de sol na varanda, mas de desafios no trabalho. Alma saudável habita o ócio sem culpa, mas gosta de trabalho que ocupa a mente! Se inteira das notícias, mas procura receita de bolo na internet porque a reflexão da alma é o equilíbrio!

Foto por Alla Hetman em Unsplash



LIVRO NOVO



Cris Mendonça é uma jornalista mineira que escreve há 14 anos na internet. Seus textos falam sobre afeto, comportamento e Literatura de uma forma gostosa, como quem ganha abraço de vó! Cris é também autora do livro de crônicas "Mineiros não dizem eu te amo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui